Estudantes cobram posicionamento sobre o Sisu 2020.2

No Twitter, estudantes usam a plataforma para fazer cobranças às páginas do MEC, do Inep e do ministro da Educação, Abraham Weintraub

por Maya Santos ter, 16/06/2020 - 10:45
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo No site, o período de inscrições ainda data da edição passada Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta terça-feira (16), de acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), iniciam as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2. No entanto, e até o momento, o site do programa não dispõe da área reservada às candidaturas. Através do Twitter, estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e estão em busca das vagas nas universidades exigem que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se pronuncie sobre liberação do edital e perguntam: “Cadê o Sisu 2?”.

A rede social já soma quase 20 mil menções sobre o Sisu. Muitos estudantes relatam a decepção em não ter como concorrer às vagas disponibilizadas por algumas universidades. “Passei a semana ansiosa, aguardando esse SiSU. E até agora nem se pronunciaram, nem nada. Estão deixando os estudantes no escuro. Falem alguma coisa. Coração partido.”, diz uma internauta.

Embed:

Nas últimas postagens feitas pelo MEC, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e na própria rede social do ministro Weintraub, candidatos exigem explicações sobre o acontecido.

Na série de relatos é possível encontrar uma internauta que fala com os vestibulandos e diz ter entrado em contato com o Sisu, mas que o retorno não foi positivo. “Entrei em contato no 0800 do site do SISU. A informação passada é a de que não existe previsão para a realização do 2° SISU, também não sabem informar sobre um eventual cancelamento. Sendo assim, é provável que aconteça”, relata a jovem. 

Mesmo com todos os apelos que movimentam as redes sociais, até o agora o MEC não divulgou nenhum posicionamento sobre a manutenção do cronograma divulgado ou sobre a liberação do edital com detalhes do processo seletivo.

LeiaJá também

--> No dia anunciado para as inscrições, Sisu ainda é dúvida

COMENTÁRIOS dos leitores