Inep revela receio com falta de energia no Enem

Segundo matéria publicada no site do MEC, 'a maior preocupação é com a logística dos locais de aplicação, como a eventual falta de energia que possa gerar a necessidade de reaplicação do exame'

seg, 13/07/2020 - 16:36
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelou receio de eventuais faltas de energia que possam acarretar em reaplicações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A preocupação foi exposta em uma matéria divulgada nesta segunda-feira (13), no site do Ministério da Educação (MEC).

No texto, é abordado um evento em que o diretor de Tecnologia da Informação e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, participou para discutir o papel da tecnologia da informação para garantir a realização e a segurança do Enem Digital.

"Para o diretor, a maior preocupação é com a logística dos locais de aplicação, como a eventual falta de energia que possa gerar a necessidade de reaplicação do exame", diz o trecho que destaca o receio. De acordo com a matéria, o Enem Digital está sendo preparado para que "não aconteça nenhuma fraude".

"Cada participante terá a sua senha específica, com reconhecimento facial, e a gente trabalha bastante com camadas de criptografia, além de vários certificados digitais. O desafio é grande, mas o que está sendo preparado é um exame muito seguro e diferente do que já se viu até hoje”, disse Mussi, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa.

O Enem 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

COMENTÁRIOS dos leitores