Mulheres são mais confiáveis para instituições financeiras

Conclusão é de um estudo do Sebrae sobre empreendedores

por Lara Tôrres qui, 19/11/2020 - 17:21
Pixabay . Pixabay

Mulheres empreendedoras, em especial as que têm pequenos negócios, têm relatado aumento de dívidas durante a pandemia de Covid-19, mas pedem menos crédito que homens a instituições financeiras. A conclusão é de uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

O estudo “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios” aponta, ainda, que apesar de recorrerem menos a empréstimos, as empreendedoras têm mais facilidade em ter sucesso nas solicitações, mostrando uma maior confiança por parte dos bancos nelas que nos homens. 

Essa realidade é refletida pelos números, que mostram um endividamento mais duradouro das mulheres que comandam empresas em relação aos homens em 2020: no mês de outubro, 77% das empreendedoras ainda registram perda de faturamento, contra 73% entre os homens. Além disso, a última edição do estudo mostrou uma queda de 39% no faturamento empresarial de mulheres, enquanto entre os homens o índice foi de 34%, o que leva a um quadro de 30% dos empresários do sexo masculino que afirmaram que têm dívidas em atraso, contra 32% das empreendedoras.

Para a analista de empreendedorismo feminino no Sebrae, Renata Malheiros, a fama de boas pagadoras pode ser uma das causas desse fenômeno. “As mulheres são mais adimplentes, na média, e os bancos levam isso em consideração. Por outro lado, ainda observamos barreiras culturais por parte das instituições financeiras quando a mulher negocia operações de crédito”, afirmou Renata. 

Ela também explica que a baixa procura feminina por crédito tem uma raiz cultural. “O público feminino ainda tem uma relação distante das instituições financeiras. Muitas acreditam que é um universo inacessível, seja por crenças individuais, seja porque não encontram ambiente amigável, não se sentem à vontade para solicitar um empréstimo e encarar uma negociação”, pontua a analista. 

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

LeiaJá também

--> Facebook lança programa sobre empreendedorismo feminino

COMENTÁRIOS dos leitores