Mais de 15 mil estudantes realizam 2ª fase da Unicamp

A Comvest anunciou que, neste ano, mais que o dobro de locais de aplicação foram disponibilizados

por Victor Gouveia dom, 07/02/2021 - 20:04
Reprodução/Instagram Unicamp Reprodução/Instagram Unicamp

A segunda fase do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorre nesta segunda (8) e terça-feira (9), em São Paulo e em outras 22 cidades. Cerca de 15 mil candidatos foram aprovados na primeira etapa e disputam 3.237 vagas em 69 cursos de graduação.

Cada dia de prova tem duração de cinco horas e os alunos poderão deixar o local de aplicação a partir das 15h. O exame conta com uma parte comum e outra dissertativa, de acordo com a área escolhida como primeira opção. Cada quesito aberto terá dois itens, que valem dois pontos cada.

Na segunda-feira serão abordadas oito questões de língua portuguesa e literaturas, duas questões interdisciplinares de língua inglesa, além da redação. Já no segundo dia, todos deverão responder seis questões de matemática, duas de Ciências Humanas e duas de Ciências da Natureza.

Ainda na terça-feira, as provas de conhecimentos específicos vão atender às opções da graduação. Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de biologia e seis questões de Química; candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de física e seis questões de química; candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de geografia e seis questões de história, englobando conteúdos de filosofia e sociologia.

As provas específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas. A primeira chamada será divulgada no dia 10 de março. As demais datas estão no calendário do Vestibular Unicamp 2021.

Neste ano, 715 salas serão disponibilizadas para aplicação, o que representa mais que o dobro em relação ao ano passado, aponta a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Os locais de prova, bem como as normas sanitárias contra a Covid-19, podem ser consultados no site da instituição.

A orientação é que os feras cheguem às 12h do horário de Brasília - uma hora antes do fechamento dos portões -, utilizem máscaras de proteção, evitem aglomeração e se distanciem entre si. Os candidatos também devem levar álcool gel e máscaras extras, além de documento de identidade indicado na inscrição, canetas pretas em material transparente, lápis preto e borracha. Está autorizado o uso de régua transparente e compasso, bem como o de relógio, que deverão ficar no chão, ao lado da cadeira.

COMENTÁRIOS dos leitores