Veja o que você precisa saber sobre a reaplicação do Enem

Provas serão aplicadas nestas terça (23) e quarta-feira (24)

por Lara Tôrres seg, 22/02/2021 - 18:35
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Reaplicação do Enem será no formato impresso Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nestas terça (23) e quarta-feira (24), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os participantes que tiveram a solicitação deferida. Nas mesmas datas, serão realizadas as provas do Enem Para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

De acordo com o Inep, a reaplicação se destina a estudantes que foram prejudicados por problemas de logística durante a aplicação das provas na data original (impressa ou digital), como desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica e falha no dispositivo eletrônico fornecido. 

Participantes que foram diagnosticados com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas e solicitaram a reaplicação também têm direito a fazer a prova de reaplicação. Os estudantes podem conferir seus locais de prova através da Página do Participante, que exige login e senha para liberar o acesso do estudante inscrito. 

Características da prova

A reaplicação do Enem será feita em formato impresso, mesmo para estudantes que optaram pela prova digital na data original da prova. A depender de cada caso, o participante fará a prova do primeiro, do segundo ou de ambos os dias de Enem. 

A prova tem a mesma estrutura do Enem tradicional, com 90 questões de Linguagens e ciências humanas além da redação no primeiro dia, e outras 90 de matemática e ciências da natureza. Os resultados individuais serão divulgados no dia 29 de março.

COMENTÁRIOS dos leitores