Sisu 2021: veja estratégias para os dias de inscrições

Ficar de olho na nota de corte pode ser um fator decisivo para a aprovação

por Ruan Reis ter, 06/04/2021 - 10:00
Freepik . Freepik

Após um intenso período de estudos e vestibulares, chegou a hora de submeter as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no processo seletivo do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa do Ministério da Educação (MEC) inicia as inscrições nesta terça-feira (6) e oferta vagas em diversas universidades públicas e institutos federais do Brasil.

Para o professor de biologia André Luiz, é importante que os candidatos estejam bem preparados para a seleção: “É importante ler e se informar bem sobre a dinâmica do Sisu. Mantenha a calma, pois é um momento decisório e requer análise de dados para a escolha mais acertada possível”, aconselha.

Cristiane Pantoja, professora de história, também recomenda estar informado e ainda dá uma dica estratégica para o Sisu: "O hábito de pesquisar sobre as instituições e ter autoconfiança é tão importante quanto o próprio Enem. O ideal é usar um simulador para saber em qual universidade o estudante poderá entrar com sua nota", diz.

As inscrições no Sisu ficarão abertas até o dia 9 de abril e permitirão que os candidatos possam alterar as duas opções de cursos quantas vezes quiserem. O sistema só irá considerar a última opção escolhida. Neste período, os estudantes também devem, segundo Luiz Ottoni, produtor de conteúdo da plataforma educacional Beduka, ficar atentos às notas de corte que vão se alterando, o que pode ser um fator decisivo para a aprovação. 

 Luiz Ottoni é produtor de conteúdo do Beduka. Foto: Divulgação/Beduka

“Durante os dias de inscrição, os resultados vão variando, pois mais alunos vão se matriculando e mudando de curso. Se a nota do estudante estiver abaixo da nota de corte, ele não passa. Por isso, é muito importante entrar no site do programa todo santo dia e escolher suas duas opções com sabedoria”, instrui.

Ottoni pontua que dentre os erros que os estudantes cometem na hora de submeter a nota no processo seletivo, “o maior é achar que o Sisu é um jogo de poker onde quem blefa melhor ou faz a aposta mais arriscada, ganha. Isso não é verdade”, alerta.

Para ter ainda mais chances de conquistar a tão sonhada aprovação em uma instituição de ensino superior, o produtor de conteúdo da Beduka listou duas estratégias essenciais para os estudantes seguirem nos três dias de inscrições do Sisu. Veja:

1 - Escolha opções de cursos estrategicamente

“O Sisu foi criado para facilitar a utilização da sua nota do Enem. Você precisa escolher opções possíveis e realistas, sabendo usar o benefício de se ter duas opções. A primeira opção deve ser bem na linha do que você quer, veja se a nota de corte permite a sua aprovação, mas também permita-se um pouquinho de risco. Já a segunda opção é seu plano B, o seu bote salva-vidas, ela deve ter menos risco e te dar uma margem de respiro maior em relação à nota de corte. A partir daí, você poderá ter maiores chances de ser aprovado. Então pense bem e analise muito”, orienta.

2 - Use simuladores de notas 

“Os simuladores são limitados, mas úteis. Não passar no simulador não significa que não vai passar no Sisu, até porque eles usam as notas de corte dos anos anteriores. Porém, podem nortear a escolha do estudante, ainda mais os que usam a própria base de dados do MEC, como o do Beduka’.

Como usar o simulador do Beduka?

Para utilizar o simulador do Beduka, Ottoni comenta que os estudantes devem calcular as notas do Enem e, com a média, buscar no simulador quais cursos estão com as notas de corte mais baixas. “Assim você terá uma noção de quais universidades focar no Sisu 2021”, conclui.

Ele ainda complementa: “O simulador do Beduka é um orientador da escolha do estudante. Quem bate o martelo de aprovado ou não é o Sisu. O simulador é um aliado, um apoiador, um serviço que lhe dará mais informações e lhe prepará para o processo seletivo”, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores