Inep: Saeb 2021 poderá ser postergado para 2022

De acordo com o órgão o cancelamento do Saeb 2021, avaliação em que será realizado o Enem Seriado, não está em discussão

por Camilla de Assis qui, 29/04/2021 - 12:24
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou, por meio de nota, que o cancelamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 "não está em discussão". Por meio do Saeb será realizada a prova do Enem Seriado. Uma das opção pode ser a postergação do Saeb 2021 para 2022.

"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não está em discussão o cancelamento da aplicação dos testes e questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, mas sim a viabilidade de sua aplicação de modo censitário, conforme estava planejado", esclarece o Inep, em nota.

O Inep afirmou, ainda, que realizou, nos últimos dois meses, reuniões com secretarias para definir ações e propostas para aplicação do Saeb 2021. "Postergar a aplicação do Saeb 2021 para 2022 é uma dessas propostas, mas seu cancelamento não faz parte do escopo das discussões", salientou.

Segundo o órgão, da mesma forma que a pandemia impactou o calendário das escolas, também afetou o cronograma da avaliação. "Há necessidade de análise minuciosa acerca da dinâmica usualmente adotada, diante dos prováveis riscos, incertezas, prejuízos pedagógicos e financeiros para os cofres públicos a partir de uma decisão de realização", completou.

Em março, o Inep  e o Ministério da Educação (MEC) realizaram uma reunião com a Federação Nacional das Escolas Privadas (Fenep) e, durante o encontro, a entendade formalizou uma carta alegando que seria disfuncional a aplicação do Saeb em outubro deste ano.

"O ponto central no debate é o fato de a aplicação do Saeb depender do funcionamento presencial das escolas, situação que, no estágio atual da pandemia de COVID-19, é de alto risco. Mesmo com atividades presenciais, a taxa de participação dos alunos na avaliação pode ser baixa. Pedagogicamente, a ausência dos alunos pode criar vieses de interpretação da real condição do processo de ensino-aprendizagem nas escolas de todo o Brasil, ao longo dos dois últimos anos, com possíveis impactos na série histórica do Saeb", finalizou o Inep.

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