Unicamp divulga datas do Vestibular 2022
Período para solicitar a isenção da taxa de inscrição já começou
A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), órgão responsável pela aplicação das provas de ingresso na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgou o cronograma para o Vestibular Unicamp 2022. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 21 de novembro de 2021, enquanto que a segunda fase será realizada nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.
As provas de habilidades específicas para os cursos de música serão realizadas antes da primeira fase, nos meses de setembro, e as avaliações de habilidades para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão aplicadas do dia 19 a 22 de janeiro de 2022.
As datas foram escolhidas em acordo entre os órgãos responsáveis pelos processos de seleção nas universidades de São Paulo, de modo a evitar conflito nos calendários, caso algum candidato queira tentar ingressar em mais de uma instituição. A Comvest informa ainda que as datas das provas podem ser modificadas, a depender do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que está para ser divulgado.
O período de inscrição será de 2 de agosto até 8 de setembro, sendo necessário pagar a taxa no valor de R$ 180. Os candidatos podem solicitar a isenção do pagamento até 15 de junho. A isenção do pagamento valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022.
A lista completa dos candidatos isentos de pagar a inscrição será divulgada no dia 30 de julho. São três modalidades disponíveis para conseguir a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2022: candidatos que comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio; funcionários da Unicamp/Funcamp; e candidatos aos cursos noturnos de "Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental)".
A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, e ilimitadas isenções para as modalidades 2 e 3. Os solicitantes na modalidade 1 devem também comprovar conclusão no ensino médio em escola pública.
Como forma de facilitar e garantir a segurança sanitária dos candidatos, os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo podem acessar seu histórico escolar por meio do portal da Secretaria de Educação.
O documento faz parte da lista de comprovações que os estudantes devem apresentar no momento da solicitação. Estudantes de outras unidades federativas, e do Distrito Federal, podem anexar uma declaração informando que seus estudos foram feitos em escola pública, conforme modelo disponível em edital.