MEC divulga critérios de vagas do Fies para o 2º semestre
Ainda não foram especificadas quantas vagas serão disponibilizadas para a edição 2021.2 do financiamento
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre. O documento detalha critérios de seleção das vagas a serem ofertadas, com critérios técnicos voltados para as instituições de ensino superior.
No edital, é possível conferir o cronograma e demais procedimentos necessários para participação ao processo seletivo do Fies do segundo semestre de 2021. As vagas ofertadas pelas instituições participantes dessa edição do Fies serão sujeitas a aprovação da Secretaria de Educação Superior do MEC.
De acordo com os critérios, será definido pelo MEC o número total de vagas iniciais a serem ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2021; como também serão disponibilizadas todas as vagas que forem ofertadas no curso de medicina.
Com relação a redistribuição de vagas em cursos para os quais não houver candidatos em lista de espera, serão adotadas as medidas descritas no edital, onde as vagas podem ser redistribuídas em igual quantidade aos grupos de interesse com conceito cinco. Confira os detalhes dos critérios no edital.
Para o candidato poder disputar as vagas, são exigidas as notas de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, até a mais recente, que será o Enem de 2020. O estudante deve ter a média aritmética nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
As inscrições do Fies vão de 27 a 30 de julho, com o resultado dos pré-selecionados previsto para se divulgado dia 3 de agosto. Os comtemplados pré-selecionados na chamada única têm o período de 4 a 6 de agosto para complementar a inscrição. Já de 4 a 31 de agosto será o período de convocação dos candidatos na lista de espera.