Enade: avaliação das áreas do ano III será em 2022
A medida é reflexo dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará em 2022 o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos pertencentes ao ano III do ciclo avaliativo. A medida é reflexo dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.
Nesta resolução, o Inep estuda ainda realizaççao do Enade para as graduações das áreas dos anos III e I, simultaneamente, no próximo ano.
Em 2021, os cursos avaliados são: artes visuais, ciências da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, matemática, música, pedagogia, química e letras.
Realizado desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é obrigatório para estudantes, ingressantes e concluintes, nos cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia das áreas de avaliação da edição. Confira, a seguir, as áreas do Enade:
Ano I
Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.
Ano II
Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Ano III
Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins; Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.