Enade: Inep recebe denúncia de vazamento de informações

Apesar da denúncia, Instituto garante a realização da prova

por Elaine Guimarães seg, 06/09/2021 - 20:10

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu nota, nesta segunda-feira (6), após denúncia de vazamento de informações dos participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. De acordo com o comunicado, o Inep teria recebido uma alerta no dia 2 de setembro e foram aplicadas medidas de contenção no sistema.

"A autoridade competente foi comunicada para apuração dos fatos e o Inep se colocou à disposição para prestar as informações necessárias. Em avaliação inicial, a ação não gerou danos ao sistema", afirma o Instituto por meio da nota. Segundo o texto, a vulnerabilidade foi identificada e não representa riscos para a realização do Enade no dia 14 de novembro. Confira o comunicado: 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu denúncia de vulnerabilidade no sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que estaria permitindo o vazamento de informações de estudantes inscritos para a edição de 2021.

Assim que recebeu o alerta, no dia 2 de setembro, o Inep aplicou, imediatamente, medidas de contenção em seu sistema, corrigindo a vulnerabilidade. A autoridade competente foi comunicada para apuração dos fatos e o Inep se colocou à disposição para prestar as informações necessárias. Em avaliação inicial, a ação não gerou danos ao sistema.

O Inep verificou que a vulnerabilidade identificada não representa risco à realização do Enade 2021, previsto para ser aplicado em 14 de novembro.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

COMENTÁRIOS dos leitores