Estudo avalia a qualidade da educação no Brasil

Segundo o levantamento realizado em 2019, o Brasil avançou na aprendizagem do 4º e 7º ano do ensino fundamental

por qua, 01/12/2021 - 13:34
Unsplash . Unsplash

*Por Thaynara Andrade

Foi divulgado o resultado do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce), que é conduzido pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), ligado à OREALC. No Brasil, a responsabilidade de planejamento e aplicação do estudo fica a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o levantamento realizado em 2019, o Brasil avançou na aprendizagem do 4º e 7º ano do ensino fundamental. O comparativo revela que em relação ao último estudo realizado em 2013, o País teve melhorias em todas as áreas analisadas (leitura, escrita, matemática e ciências naturais).

Ainda de acordo com a pesquisa, as pontuações brasileiras estão acima da média alcançada pelos 16 países da América Latina e Caribe que foram examinados no estudo. Ao todo, 8.871 estudantes brasileiros participaram das avaliações, destes 4.552 cursaram o 4º ano e 4.349 o 7º ano do fundamental. Em ambas as séries, os resultados de proficiência foram melhores que a média das regiões analisadas.

O Erce 2019 também aponta que, no Brasil, os aspectos que levam aos melhores resultados de aprendizagem são o acesso à educação pré-escolar, os dias de estudo semanais, o envolvimento parental e as expectativas dos pais, além do maior nível socioeconômico das famílias. Em contraponto, de acordo com o estudo, os aspectos limitadores para a aprendizagem são a repetência e as faltas escolares.

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