Governo Federal institui Programa Internet Brasil
Segundo o MEC, serão investidos R$ 140 milhões para levar acesso à internet a estudantes da rede pública
O Governo Federal instituiu, na última quarta-feira (08), o Programa Internet Brasil, realizado por meio da parceria entre os Ministérios das Comunicações (Mcom) e o Ministério da Educação (MEC). O investimento inicial será de R$ 140 milhões, para levar acesso gratuito à internet em banda larga móvel para alunos da rede pública de ensino básico que façam parte de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O programa ainda está em fase inicial, de forma que, primeiramente, será lançado um projeto piloto direcionado para as escolas de municípios abrangidos pelo Programa Nordeste Conectado. Essa primeira iniciativa prevê a distribuição e manutenção de cerca de 700 mil chips. A expectativa é que os primeiros acessos móveis sejam distribuídos no início do ano letivo, em 2022.
Para nortear as ações do programa, foram definidos quatro diretrizes: a inclusão digital das famílias de alunos da educação básica; o acesso a recursos educacionais digitais, também oferecidos na rede pública de ensino; a participação de alunos em atividades pedagógicas não presenciais e o apoio às políticas públicas que necessitem de conectividade para sua implementação.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, relata em entrevista concedida ao MEC, que o programa visa amenizar os impactos negativos causados pela exclusão digital, principalmente durante a pandemia: “especialmente no caso dos estudantes, que tiveram suas perspectivas de desenvolvimento afetadas integralmente pela instabilidade do processo de aprendizagem. Mas também do ponto de vista econômico, já que várias famílias continuam a experimentar uma redução da renda como decorrência da pandemia”.
Por Thaynara Andrade