Projeto Acelere no Enem representa Brasil em Fórum Mundial
Iniciativa foi selecionada como uma das 30 melhores do país
Em meio às adversidades ocasionadas pela pandemia de Coronavírus, ideias inovadores surgiram como uma forma de ajudar a população a enfrentar esse momento de crise. Uma delas foi o projeto Acelere no Enem, idealizado pelo publicitário e empreendedor social, Rhayann Vasconcelos, que neste mês de janeiro, representa o Brasil em um Forúm Mundial, no Egito.
O evento, apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), reúne lideranças políticas, instituições de apoio, organizações sociais e jovens engajados com a transformação social dos seus países. O objetivo é dar voz a essas pessoas e reunir ideias para a retomada do mundo diante da crise causada pelo Covid-19. No Fórum, o projeto de Rhayann foi selecionado como uma das 30 melhores iniciativas do país.
Em entrevista ao LeiaJá, o empreendedor social explica um pouco sobre a iniciativa: “O Acelere no ENEM é um grande ecossistema de preparação, que oferece para o estudante aulas ao vivo, monitoria interativa, simulado, exercícios e acompanhamento pedagógico. Tudo online e gratuito. Para participar, o estudante acessa o site, se inscreve e já pode acompanhar todo o conteúdo.”
Como muitos outros empreendimentos, a ideia surgiu em meio a crise causada pela pandemia, que ocasionou o fechamento das escolas e colocou milhões de estudantes, principalmente os mais pobres, em uma situação de desamparo frente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a principal porta de entrada para o ensino superior.
Segundo o DataSenado, instituto vinculado ao Senado Federal, quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aula no Brasil durante a crise sanitária, para Rhayann, esse foi o maior motivador do seu trabalho: ““Em um momento extremamente delicado, construímos o maior preparatório gratuito do Brasil voltado ao vestibular. Unimos a sociedade, empresas e o governo para democratizar o acesso à educação, gerando novas oportunidades a milhares de jovens”, comenta Rhayann.
Para o idealizador do Acelere no Enem, ver o projeto ser reconhecido internacionalmente demonstra que ele e os colaboradores estão no caminho certo e que em momentos de adversidades, a iniciativa social é um antídoto eficaz contra a desesperança:
“Como resultado prático temos jovens aprovados, capacitados, inseridos em novos ambientes e se desenvolvendo, em resposta à oportunidade oferecida pelo projeto. Meu sonho é um país mais justo, igualitário e próspero, por isso, ver o Acelere no ENEM chegar tão longe e ser reconhecido como uma das melhores soluções inovadoras, nos mostra que estamos no caminho certo. Preparados, estes estudantes podem tudo; e o futuro do Brasil passa necessariamente pela educação.”, conclui.