Programa expande vagas na pós-graduação para docentes

Objetivo é que as universidades ampliem as vagas para os cursos de pós-graduação lato sensu voltados aos professores da Educação Básica

por Elysa Assis qua, 09/03/2022 - 17:34
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo As universidades têm até 25 de março para apresentar as propostas Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O programa Institucional de Fomento e Indução a Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares abre mais um edital. O objetivo é que as universidades ampliem as vagas para os cursos de pós-graduação lato sensu voltados aos professores da Educação Básica. As áreas deverão ser Psicologia da Educação, Educação Inclusiva, Metodologias e Inovações, Sociologia da Educação e Avaliação Educacional. 

As universidades interessadas em participar do programa, o qual envolve descentralização de recurso financeiros, precisam se unir em redes de três e ofertaram, cada uma, 350 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu. O prazo para apresentarem as propostas ao Ministério da Educação (MEC) é até o dia 25 de março.

O projeto irá atender até 18 instituições de ensino superior, ou seja, nove redes. As matrículas e inícios das atividades acadêmicas estão previstas para o segundo semestre de 2022. A iniciativa visa reforçar as metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação, referentes à formação continuada de professores.  

“Oferecer formação continuada aos docentes da Educação Básica é um dos caminhos para valorizar os profissionais. E queremos dar ênfase aos temas contemporâneos como uso pedagógico das tecnologias, metodologias ativas, ensino híbrido e empreendedorismo”, explica o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica do MEC. 

O programa também tem como objetivo promover cursos inovadores, com ênfase na vivência prática na escola, buscando reforçar a formação interdisciplinar dos professores da Educação Básica. Acesse o edital para mais informações.

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