SES-PE anuncia investimento em pesquisas aplicadas ao SUS
Proposta é fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas que tragam respostas alinhadas aos problemas reais do Sistema Único de Saúde em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) e por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), lançou o edital do Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa tem como finalidade ampliar os investimentos em pesquisas que atendam aos problemas do SUS, fomentar o desenvolvimento científico em Pernambuco e qualificar as práticas de gestão de saúde do estado. Para isso, será destinado R$ 2 milhões para o financiamento de projetos de pesquisas em áreas definidas como prioritárias, de acordo com a situação epidemiológica.
De acordo com o Secretaria de Saúde, as principais linhas de pesquisas foram agrupadas nos seguintes eixos: Ações Estratégicas de Vigilância em Saúde; Organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS); Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Saúde da Mulher e Saúde Materno-Infantil; Economia, Gestão e Inovação em Saúde.