Entre a ousadia e o tradicional: o marketing de advogados

Advogada influencer conta como a estratégia ajudou a crescer o seu negócio e a alcançar novos clientes

por Thaynara Andrade sex, 02/09/2022 - 11:12

O marketing digital, além de ser uma estratégia fundamental para as empresas, também é uma ferramenta importante para os profissionais que desejam construir uma imagem mais atraente e renomada diante do seu nicho de atuação. Na área jurídica, muitos advogados estão descobrindo o poder que essas estratégias têm na divulgação dos seus serviços.

Isso se deve, em muito, ao potencial de alcance que a internet proporciona aos profissionais que se desafiam a produzir conteúdo e construir sua própria audiência nas mídias sociais. Esse é o caso da advogada Flávia Lopes, que possui dois escritórios e também ajuda os bacharéis de direito com conteúdos educativos em seu perfil no Instagram, reunindo mais de 14 mil pessoas.

Ao LeiaJá, ela fala sobre seu início no marketing jurídico: “Ingressei nas redes sociais em 2018, quando decidi empreender totalmente sozinha. Foi nessa época que percebi que o mercado é de quem tem coragem de pensar diferente e, por mais conservadora que seja a área do Direito, eu senti que precisava ir além e explorar as plataformas, interagir, gerar conexões com o meu público-alvo, e assim, me manter atualizada com a realidade do mundo.”

Flávia conta que investir na sua comunicação foi um diferencial na sua carreira: “O marketing é uma ferramenta, um facilitador, que tem me permitido aumentar o número de clientes dos meus escritórios, me aproximar dos clientes já estabelecidos e encontrar diferentes oportunidades de atuação no universo do Direito.”

Estratégias usadas

Como estratégia de posicionamento, a advogada conta que usa o marketing digital sem abrir mão do tradicional “boca a boca”. Ela ainda destaca que o ideal é unir as táticas. Na sua rede social, que conta com uma identidade visual estabelecida, conteúdos educativos e também um pouco da sua vida pessoal, é perceptível a construção de uma imagem profissional bem arquitetada. 

“Tem de tudo um pouco! Atuo nas plataformas de modo a fornecer suporte, principalmente aos advogados recém-formados. São publicações recheadas de dicas, ensinamentos, técnicas e conselhos para os jovens advogados.”, explica.

Flávia destaca que, além de educar, ela busca motivar os seus seguidores. “Mas não me limito somente a isso, eu também adoro escrever e compartilhar matérias de engrandecimento profissional, empoderamento da mulher advogada, atualizações legislativas e posts informativos de fácil compreensão, com a finalidade de atualizar a população acerca de seus direitos.”

“Além disso, nunca me esqueço do entretenimento, afinal, muitas pessoas buscam as redes para um 'break', então lanço matérias com dicas de filmes jurídicos, looks, viagens, bastidores de escritórios, empreendedorismo e outros materiais”, complementa.

Vida pessoal nas redes

Ao visitar o Instagram de Flávia, é possível ver uma predominância dos conteúdos mais educativos para a área de direito, como também um pouco da sua vida pessoal, seu relacionamento com seus colegas de trabalho, passeios e outras atividades que ajudam a humanizar o seu perfil. Ao LeiaJá, ela conta a importância dessa combinação:

“É um aspecto essencial. Só criamos conexão com o público quando permitimos que eles nos conheçam. Nas mídias sociais, as pessoas não querem apenas se conectar a uma marca, para não ficar frio e distante, a 'questão humana' precisa estar presente. Eu gosto de compartilhar minha rotina, acompanhar o interesse dos seguidores, ler e responder aos comentários. Realmente acho prazerosa essa dinâmica, a interação e a conexão criada”, relata.

Resultados

Enquanto a transformação na sua carreira, a advogada conta que sua vida mudou complemente com a ajuda das mídias sociais, entre seus resultados, ela relata que conseguiu novas oportunidades de negócios, conquistou clientes fora do seu limite geográfico, aproximou seu relacionamento com os clientes, além de aumentar o sucesso de metas e objetivos dos seus escritórios. 

Marketing pessoal

Para conhecer uma pouco mais sobre os impactos que a construção do  marketing pessoal tem na carreira, o LeiaJá conversou com a especialista em marketing digital e professora da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, Olga Siqueira, que explicou um pouco mais sobre o que é essa ferramenta e o porquê é imprescindível que os profissionais jurídicos invistam nela.

“O marketing pessoal é um conjunto de ferramentas e ações intencionais voltadas para melhorar a percepção que o outro, ou seja, quem compra um produto ou contrata um determinado serviço, tem ao entrar com contato com o prestador, a exemplo de um advogado, se formos falar de marketing jurídico.”, explica.

Olga explica que o  marketing envolve diversos aspectos da comunicação do profissional. “Essa estratégia engloba desde a vestimenta escolhida para uma reunião de negócios até a seleção de postagens pessoais que o profissional faz na plataforma Instagram, por exemplo, pois sabemos que essa exposição é um recorte da realidade: mostramos o que desejamos mostrar. E podemos fazer isso de forma estratégica.”

De acordo com a especialista em marketing digital, a reputação sempre foi uma parte essencial para o sucesso de um profissional, principalmente para os advogados. Contudo, com a internet, essa ideia foi amplificada de maneira que se dedicar à imagem criada através das mídias é atualmente parte inseparável do trabalho. 

“É importante lembrarmos que, atualmente, as marcas e os profissionais já estão sendo citados no ambiente digital por meio de elogios e críticas numa espécie de economia da recomendação, liderada pelos próprios usuários das redes sociais, os internautas, os consumidores comuns. Sendo assim, adotar o marketing digital é a maneira mais indicada para que esses atores possam contar sua versão ou narrativa oficial”, explica. 

Nesse aspecto ela destaca o papel da criação: “A produção de conteúdo é um ótimo caminho para gerar clareza, confiança e aproximação. Por meio desses materiais, o profissional pode apresentar determinado serviço, destacar suas vantagens, responder dúvidas frequentes e, assim, criar um relacionamento com o potencial cliente por meio da oferta de informações relevantes, gratuitas e frequentes.”

Dicas para os advogados

Para os advogados recém formados ou para aqueles que possuem anos de experiência, mas ainda não embarcaram no marketing on-line, Flávia recomenda a criação de um planejamento minucioso, o estudo do seu público-alvo e, principalmente, se comprometer a criar conteúdos que informem e ajudem de verdade as pessoas.

“Creio que o primeiro passo é identificar o seu público, quem são as pessoas que você quer atingir com o seu trabalho digital. Feito isso, você precisa estabelecer métodos para se comunicar com essas pessoas, falar a língua delas e ofertar conteúdo realmente interessante para elas”, recomenda.

Ela ressalta a importância do compromisso com os conteúdos. “As mídias sociais não são panfletos de supermercado, não adianta você só ficar se promovendo. No mundo digital, para se destacar, é importante você oferecer conteúdo relevante ao seu público e não basta apenas disponibilizar as postagens, é vital interagir, criar conexões e ouvir os seus seguidores. A internet é uma avenida de mão dupla, não é como a TV da sala onde o público só escuta calado.”

A respeito do posicionamento nas redes sociais, Olga recomenda uma proposta mais pessoal: “Com a tendência da humanização das marcas, uma exposição híbrida num único perfil pode ser bem-vinda desde que as postagens respeitem o bom-senso e o objetivo das interações (a construção da sua imagem é perene, a cada curtida ou comentário, um 'tijolinho' é acomodado).”

Uma das dicas de Olga é escolher uma “personalidade” para sua marca pessoal: “É importante se posicionar de forma clara. Como eu quero ser percebido pelo mercado consumidor e meus pares? Competente? Confiável? Após esse diagnóstico, criar conteúdos que reforcem esse 'rótulo' escolhido, direcionando os temas a serem explorados, a linguagem a ser utilizada e o tom a ser adotado em todas as ações.”

A especialista também diz que é importante conhecer o nível de conhecimento da audiência a respeito do serviço que deseja ofertar, para saber como produzir o conteúdo. Se for um nível baixo, ela recomenda materiais didáticos e leves, se tiverem um nível alto, pode-se explorar formatos mais inventivos, dotados de maior liberdade criativa.

Por fim, Olga destaca a importância do relacionamento: "Lidamos com pessoas. O consumidor é uma pessoa, com seus anseios e angústias, vivendo num mundo em acelerada transformação. E o marketing e a tecnologia são, por sua vez, ferramentas que podem impactar positivamente essas pessoas. No fundo, elas buscam soluções, querem ser escutadas e se sentirem especiais de alguma forma.”

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