Prouni: Entenda o programa e veja o calendário de 2023.1
O Prouni conta com duas chamadas de pré-selecionados e uma lista de espera
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudos, parciais ou integrais, em instituições de ensino superior privadas. Para participar, os estudante precisam aplicar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A inscrição deve ser feita de forma única e on-line pela página do Prouni. Podem se inscrever os participantes da última edição do Enem que tenham atingido no mínimo 450 pontos na média e não tenham zerado a redação.
Para concorrer à bolsa integral, ou seja, com desconto de 100% no valor da graduação, o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial, de 50%, deve ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Ao acessar a página do Prouni, o candidato pode escolher o curso que deseja concorrer dentro do prazo estipulado pelo edital. Após o término desse período, o sistema irá lançar o resultado dos mais bem classificados em cada graduação específica.
Há duas chamadas dos pré-selecionados para comprovar os dados. Após essas duas chamadas, caso o candidato não tenha sido selecionado, o estudante pode participar ainda da lista de espera para tentar uma vaga.
O período de inscrições do Prouni começa no dia 7 de março de 2023 e vai até o dia 10 do mesmo mês. A primeira chamada do programa está prevista para ser no dia 14 de março, seguido pela segunda chamada, marcada para o dia 28 de março.