EUA facilita vistos e contratação de estrangeiros no país

Viver e trabalhar nos Estados Unidos é a meta de muitas pessoas

por Mariana Ramos qui, 12/01/2023 - 18:37
Freepik A permissão foi estendida até o fim de 2023 Freepik

Viver e trabalhar nos Estados Unidos é a meta de muitas pessoas. Para que se torne real, é importante obter o Green Card, um sinal de residente permanente que permite que a pessoa more e trabalhe nos EUA sem nenhum problema por um longo período de tempo.

Para facilitar a vida de alguns empregados, o governo americano entendeu a dispensa de entrevista presencial para a emissão de alguns vistos pelos consulados e embaixadas, com intuito de diminuir a espera na entrega dos documentos aos estrangeiros. Essa permissão já existia em 2022 e, agora, foi estendida até o fim de 2023.

Alguns dos vistos que recebem essa possibilidade são os vistos de estudante, de turismo, de intercâmbio e de trabalho. Poderão ser dispensados da exigência de entrevistas quando o candidato estiver no primeiro pedido de emissão de visto de trabalho ou na renovação do visto H-2, para trabalhos temporários ou sazonais.

Fazem parte, também, os vistos de estudo e intercâmbio juntamente com os tipos de vistos  H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q caso estes já tiverem recebido um visto americano e nunca tiveram pedido negado para ingressar nos Estados Unidos.

Vale ressaltar que, apesar dos casos estarem listados como parte da dispensa, os consulares ainda terão o direito de exigir a entrevista presencial a depender das condições de cada posto diplomático. 

Segundo o site Exame, a quantidade de brasileiros que conseguiram o Green Card em 2022 aumentou mais de 13 vezes quando comparado com o mesmo período no ano de 2021. Os interessados podem conferir mais detalhes sobre essa liberação em sites das embaixadas e consulados.

COMENTÁRIOS dos leitores