Consumidores no Brasil optam comprar pelo bom atendimento

Na semana do consumidor, pesquisa procura entender como funcionam as aquisições pelo público do Brasil

por Mariana Ramos qua, 15/03/2023 - 18:24
Freepik Atendimento personalizado agrada quase todos os consumidores brasileiros Freepik

A pesquisa anual desenvolvida pela Zendesk, empresa de desenvolvimento de software dinamarquesa, encontrou o resultado que mais de dois terços dos consumidores brasileiros tomam decisões na hora de comprar ou não um produto ou serviço com base na qualidade do atendimento que recebem, isso equivale a 82% dos consumidores do Brasil.

A diferença aparece quando se pensa na relação entre micro e pequenas empresas, que possui uma aproximação com os clientes e podem ter um atendimento mais direto e personalizado, o que gera uma fidelização do consumidor. Em sua pesquisa, Zendesk mostrou que 99% dos consumidores afirmam que gastariam mais com empresas que personalizam a experiência de atendimento.

Com o avanço da tecnologia, as marcas participam mais ainda nesta tentativa de aproximação do cliente. Seja por WhatsApp Business, perfis em redes sociais, canais de comunicação e atendimento cada vez mais ágeis e práticos. O empresário Adriano Caglione tem sua empres a mais de 30 anos e percebeu essa mudança de comunicação com seus clientes.

“Comecei a divulgar o meu negócio na rádio. Hoje é diferente, reconheço que preciso aparecer no mundo digital. Hoje a internet representa mais de 60% de busca pelo meu negócio”, afirma o profissional.

Estratégias de comunicação são a melhor forma de manter seu negócio. O consumidor fiel, quando bem atendido, não só retorna a consumir naquele estabelecimento como também se coloca no papel de divulgador ao indicar a marca para amigos e conhecidos.

COMENTÁRIOS dos leitores