Mulheres sofrem mais ansiedade que homens no trabalho

Pesquisa mostra dificuldade feminina no ambiente de trabalho

por Mariana Ramos sex, 17/03/2023 - 20:03
Freepik A pesquisa foi feita de forma espontânea por mais de 4 mil colaboradores Freepik

No mês da mulher, estudos sobre empoderamento e igualdade social estão sendo divulgados. Um, entre diversos problemas sociais, está a participação feminina no mercado de trabalho. A pesquisa desenvolvida pela Zenklub afirma que mulheres apresentam índices mais altos de ansiedade e depressão em relação aos homens no ambiente de trabalho.

O estudo sobre a saúde emocional das mulheres empregadas foi feito com base nos mais de 4 mil usuários da plataforma Zenklub. O levantamento mostra resultados de ansiedade em mulheres, em média, 10% maiores do que homens. Já para o índice de depressão, a distância sobe para 13%.

Não para por aí, indicadores de exaustão mostram números 20% maiores que a população masculina e, ao levar em conta conflitos como assédio e humilhação, a porcentagem chega a 31% superior. O bem-estar corporativo é o único número inferior, sendo 7% menor comparado aos homens.

Ao todo, foram 4.486 respostas realizadas de forma espontânea pelos colaboradores com registro na plataforma. O público predominante na pesquisa está na faixa de 18 a 30 anos de idade, composta por 59.83% de mulheres e 39.61% por homens.

COMENTÁRIOS dos leitores