Pós-graduação é diferencial na carreira profissional

Novo governo faz reajuste nos valores de bolsas destinadas à área de pesquisas científicas, o que pode voltar a impulsionar a educação no país

seg, 24/04/2023 - 16:50

O governo do presidente Lula anunciou o aumento de investimentos na área de pesquisas científicas com o reajuste das bolsas destinadas às fundações estaduais. Ainda no ano de 2022, as FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) aderiram a propostas de ações que possibilitaram que um grupo maior de pessoas possa iniciar ou continuar com seus projetos de pesquisas.

Para a professora Ivana Oliveira, docente do PPGCLC (Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura) da UNAMA - Universidade da Amazônia, doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pode-se verificar uma diferença no cenário atual em relação ao governo anterior. A professora afirma que houve um maior reconhecimento do papel da educação dentro das políticas públicas. “Mudou tudo, principalmente a importância da educação. O que temos aí é um cenário de valorização da educação e deste aluno que de alguma maneira está contribuindo para esse crescimento, não só profissional, mas das discussões que vão ampliar esses conhecimentos em torno do objeto de pesquisa dele”, disse Ivana.

“O importante de se estar em uma pós-graduação é buscar uma formação que irá contribuir, principalmente, para o desenvolvimento tanto de habilidades quanto de competências”, afirmou a professora Ivana. Segundo ela, a pós-graduação não é só um diferencial competitivo no mercado que está cada vez mais disputado. “Essa formação vai trazer oportunidades para esse mercado de trabalho, mas proporciona também um aprofundamento de conhecimentos na área de formação”, disse a professora Ivana.

De acordo com o professor João Claudio Arroyo, os “entulhos” recebidos pelo novo governo são grandes e graves, tanto no setor econômico e político quanto no educacional. “Se a sociedade, inclusive seus representantes, passar a entender a importância da qualificação da mão de obra, teremos condições de agregar valor e ganhar muito mais, além de elevar o padrão de remuneração e consumo, portanto da qualidade de vida dos trabalhadores, incluídos os de nível superior, que com a pós-graduação poderão contribuir muito mais para este novo padrão de desenvolvimento social que jamais será conquista individual, mas coletiva”, explicou.

“Logo, com a retomada dos investimentos em pós-graduação, é fundamental que os profissionais busquem esta possibilidade desde já, porque este é o principal caminho para o desenvolvimento pessoal e nacional”, afirmou o professor João Claudio Arroyo.

Segundo o professor Hans Costa, doutorando em Ciências da Comunicação, quando se fala em pós-graduação deve-se pensar no engrandecimento pessoal e profissional proporcionado. O professor explicou que a procura por uma qualificação e um aprimoramento de habilidades tem se mostrado importante para aqueles que desejam uma maior colocação profissional ou ainda estão buscando por um espaço na profissão. “Também passa por essa ideia de enriquecimento acadêmico, importante para todos os profissionais. Um conselho que eu dou: se todo mundo pudesse fazer mestrado e doutorado, faça porque é uma experiência edificante”, afirmou.

Por Emilly Lopes, Hellen Rocha e Júlia Marques (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores