Paulista: merenda com larva e despensas vazias nas escolas

"Estamos muito apreensivos em relação à saúde dos nossos estudantes”, diz presidente do Sindicato dos Professores

sab, 02/09/2023 - 12:58
Divulgação/Sinprop Larva foi achada em comida na escola Maria Luiza Pessoa Andrade Divulgação/Sinprop

Uma auditoria realizada pelo Conselho de Alimentação Escolar do Paulista (CAE), em parceria com o Sindicato dos Professores Municipais do Paulista (SINPROP), denuncia sérias irregularidades nas escolas municipais, levantando preocupações sobre as condições alimentares dos estudantes da cidade da Região Metropolitana do Recife.

De acordo com as entidades, foram encontradas falta de insumos, fazendo com que o cardápio seja frequentemente alterado para se adequar a carência de alimentos.

Dispensa da escola Geraldo Pinho Alves. Foto: Divulgação/Sinprop

"A secretaria de educação não faz o acompanhamento do estado nutricional dos estudantes; não existem nutricionistas suficientes para atender toda a rede de ensino; a maior parte dos nutricionistas da rede não possuem comprovantes de anotação de responsável técnico expedido pelo Conselho Nacional de Nutrição", diz trecho do comunicado enviado à imprensa.

Merenda comprometida 

Nas escolas municipais Professora Margarida Sampaio, João Fonseca e na Maria Luzia Pessoa de Andrade, CAE e SINPROP registraram condições preocupantes, incluindo a presença de larvas nos alimentos servidos aos estudantes, alimentos insuficientes na dispensa e instalações visivelmente precárias.

Cozinha da escola Margarida Sampaio. Foto: Divulgação/Sinprop

"As condições encontradas nas escolas municipais são inaceitáveis e representam um desrespeito aos alunos, aos pais e a todos. É fundamental que medidas sejam tomadas o mais rápido o possível para solucionar esses problemas, estamos muito apreensivos em relação à saúde dos nossos estudantes”, disse Gilberto Sabino, Presidente do SINPROP. 

O que diz a prefeitura

"A Secretaria Municipal de Educação vem a público reforçar seu compromisso inabalável com a qualidade da merenda escolar oferecida em nossas instituições de ensino. A nutrição adequada é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento saudável e o bom desempenho acadêmico de nossos estudantes.

Nosso objetivo sempre foi e continuará sendo garantir que os alunos recebam refeições balanceadas e de qualidade, que atendam às necessidades nutricionais de cada faixa etária, promovendo assim um ambiente propício ao aprendizado.

Contamos com uma equipe nutricional, composta por 7 (sete) nutricionistas escolares e 1 (uma) nutricionista responsável técnica (RT), que acompanham todas as escolas diariamente, onde é realizado supervisionamento e orientações gerais às merendeiras acerca do correto armazenamento dos alimentos, manuseio, boas práticas, higiene dos alimentos e higiene pessoal para o preparo destes alimentos.

Além disso, são ministrados mensalmente treinamentos para a equipe de merendeiras, cujo tema trata e esclarece sobre todas as suas atribuições, assim como a importância do acondicionamento dos alimentos nas unidades escolares e a necessidade de servir uma merenda de qualidade aos estudantes.

Reforçamos que a Secretaria de Educação mantém um canal aberto para receber denúncias e sugestões da comunidade escolar e da sociedade em geral, visando aprimorar constantemente o serviço prestado.

Neste sentido, a Secretaria de Educação está comprometida em apurar rigorosamente quaisquer irregularidades que porventura possam existir em relação à merenda escolar. Todas as denúncias e suspeitas de irregularidades serão tratadas com a devida seriedade e diligência."

COMENTÁRIOS dos leitores