Enade: Inep seleciona docentes para elaborar o exame

Interessados podem se inscrever até 9 de fevereiro, pelo Sistema do Banco Nacional de Itens; capacitação dos selecionados será entre março e abril

dom, 21/01/2024 - 15:27
Reprodução/GOV.br Reprodução/GOV.br

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza processo seletivo para elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Os professores interessados devem se inscrever pelo Sistema BNI até 9 de fevereiro.

Serão selecionados docentes de cursos de nível superior em licenciatura das seguintes áreas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (português, inglês e espanhol); matemática; música; pedagogia; e química.

Para participar da seleção, é necessário ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior e exercer ou ter exercido atividade docente nos últimos 24 meses, no curso para o qual pretende se inscrever.

É preciso, ainda, comprovar o vínculo com a instituição na qual trabalha por meio da Declaração de Exercício de Atividade Docente, além de outros documentos comprobatórios. A experiência como professor de educação básica também contará como pontuação para a classificação.



O colaborador será considerado apto somente após a capacitação, que será entre março e abril. As dúvidas sobre o processo de seleção podem ser enviadas para o e-mail bnienade@inep.gov.br. Veja o edital.

Remuneração

O valor a ser pago pelas atividades será de até R$ 500 por item elaborado e de até R$ 200,00 por item revisado, desde que aprovados para compor o Banco Nacional de Itens (BNI).

Banco Nacional de Itens

O BNI armazena itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep, incluindo o Enade. O objetivo é subsidiar provas capazes de estimar com maior precisão a proficiência dos estudantes com relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos respectivos cursos de graduação.

Da Agência GOV

COMENTÁRIOS dos leitores