Dilma Rousseff entrega Ordem de Mérito Cultural

Cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília

por Dulce Mesquita seg, 05/11/2012 - 13:23
Roberto Stuckert Filho/PR Dilma Rousseff durante a cerimônia de entrega da Ordem Roberto Stuckert Filho/PR

Luiz Gonzaga foi o grande homenageado da Ordem de Mérito Cultural, que premiou nesta segunda-feira (5) 41 intelectuais e instituições. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, entre outras personalidades da política.

O Rei do Baião foi o escolhido devido ao centenário de seu nascimento. Durante a cerimônia, Elba Ramalho, Daniel Gonzaga e Miguel Proença interpretaram Asa Branca, uma das principais músicas do repertório do pernambucano de Exú. "A cultura tem a característica de ser atemporal ao mesmo tempo em que reflete o tempo histórico mais do que qualquer outra  manifestação da atividade humana”, destacou Dilma.

“É um momento emocionante. Acredito que estamos aqui participando de uma celebração importante do Brasil. O país não pode ser só as necessidades materiais. O país se mobiliza por nossas crenças, nossa arte, nossa cultura”, completou a presidente que frisou que Luiz Gonzaga contribuiu para que a divulgação da cultura do Nordeste e que "ele nos ensinou a entender melhor o Brasil".

Entre os agraciados nesta 18ª edição estão Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém, Regina Casé, Sílvio Santos e Aguinaldo Silva. O presidente do Senado José Sarney e ministra da Cultura, Marta Suplicy, também receberam a condecoração. A apresentadora Hebe Camargo e o escritor Jorge Amado foram premiados in memoriam.

Entre as instituições que receberam as insígnias estão o Movimento Gay de Minas Gerais, o Museu Histórico Nacional, a Orquestra Popular Bomba do Hemetério e o Bloco Afro Olodum. O cacique Almir Suruí também foi premiado. Ele é reconhecido internacionalmente por ter denunciado à Organização dos Estados Americanos (OEA) a exploração ilegal de madeira em terras indígenas e por lutar pelos direitos dos índios.

"A dificuldade para a seleção dos homenageados para a Ordem do Mérito, num país com tantos talentos, é grande, mas creio que contemplamos dentre eles alguns que já são consagrados pela população e outros já tão notáveis pela atuação em seus segmentos", destacou a ministra Marta Suplicy.

"Luiz Gonzaga conseguiu transmitir as agruras e a força do Nordeste para todo o país. Queremos homenagear seu talento, sua obra e os inúmeros ritmos por ele impulsionados e que hoje alegram as nossas vidas, como o baião, música que acalentou tantos trabalhadores distantes de suas terras, canções e saudades que estão impregnados nas construções dos monumentos de Brasília", ressaltou Marta.

A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. Desde a criação, em 1995, 500 personalidades nacionais e estrangeiras já foram condecoradas.

Com informações da Agência Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores