Giovanni Improtta é o filme que deveria ser felomenal
Longa estreia nesta sexta (17) nos cinemas de todo o Brasil
Exibido pela primeira vez durante a abertura do Cine PE - Festival do Audiovisual de Pernambuco, o filme Giovanni Improtta é o primeiro longa com direção de José Wilker. A história gira em torno do personagem título, que ficou famoso no Brasil durante a novela Senhora do Destino.
Giovanni (José Wilker) é um ex-bicheiro atrapalhado que sonha em ascender socialmente. Para isso, ele deseja se tornar sócio de um clube frequentado pela high society carioca e não perde a oportunidade de aparecer em colunas sociais, jornais e revistas. De repente, ele se vê envolto em uma trama construída para arruinar seus negócios e levá-lo para a cadeia.
Viúvo, Improtta vive um romance com Marilene (Andréa Beltrão), sua atual companheira e mãe de Vitor (Yago Machado), filho mais novo do contraventor - como ele gosta de lembrar em diversos momentos do longa. Ela morre de ciúmes do amado e se sente culpada pela morte de sua ex-esposa, a irmã de Franklin (Thelmo Fernandes), um pastor evangélico vingativo e interesseiro que tem como missão conseguir um título de cidadão honorário para Giovanni.
Ao contrário do que se espera, o longa não é um spin-off* da novela Senhora do Destino. O personagem título que tanto marcou e cativou o público brasileiro em 2004 na verdade é baseada nos livros O Homem que Comprou o Rio e Prendam Giovanni Improtta.
Sem conhecer essas informações, o espectador pode sair decepcionado da sala de exibição, ao ver um bicheiro com tendências de alpinismo social e que não mede esforços para mostrar sua influência nos mais diversos setores da sociedade carioca.
Com um começo arrastado e um desenvolvimento cansativo, Giovanni Improtta surpreende no final e pode arrancar algumas gargalhadas dos mais bem-humorados. Grande destaque para Andréa Beltrão que dá vida a uma incrível suburbana ciumenta e crente nos poderes de seu pastor.
Milton Gonçalves, Othon Bastos e Hugo Carvana também brilham no papel de bicheiros que ficam de olho na legalização dos cassinos. Porém com piadas repetitivas e um roteiro mal encaixado, o filme é mais um daqueles que entram na lista do "esperava mais".
*Spin-off: Filme ou série derivada de outra produção