Exposição ‘Chove no Cafezal’ chega à São Paulo
Mostra apresenta série de pinturas e desenhos do artista plástico Manabu Mabe realizados entre 1945 e 1959
A exposição Chove no Cafezal. Mabe, da Figura à Abstração, que reúne 30 pinturas e cinco desenhos de autoria de Manabu Mane, aportou na Caixa Cultural São Paulo no dia 18 de maio e vai até o dia 17 de julho, das 9h às 20h. As obras da mostra foram realizadas pelo artista entre 1945 e 1959, período que Manabu recebeu o Prêmio de Melhor Pintor Nacional, na V Bienal de São Paulo. Além disso, as obras retratam a evolução do artista para um abstracionismo gestual, conciliando vigor e delicadeza, oriente e ocidente.
Manabu Mabe nasceu em Kumamoto, no Japão, em 1924. Migrou para o Brasil aos dez anos, dirigindo-se com a família para as fazendas de café da região noroeste do estado de São Paulo. Em 1979, várias de suas obras perderam-se no mar, quando um Boeing Cargo da Varig desapareceu sobre o oceano, cerca de trinta minutos após a decolagem, em Tóquio. Nenhum sinal das obras, destroços ou corpos foi encontrado. O fato é conhecido por ser o maior mistério da história da aviação, até os dias de hoje. Alguns dos quadros foram posteriormente refeitos pelo pintor.
Manabu Mabe faleceu em 1997, em São Paulo, por complicações decorrentes de um transplante de rim. Suas obras encontram-se nos museus de Arte Contemporânea de São Paulo, de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Nacional de Belas Artes (RJ), de Arte Contemporânea de Boston e de Belas Artes de Dallas, entre outros.
Serviço
Exposição Chove no cafezal. Mabe, da Figura à Abstração
De 18 de maio a 17 de julho, das 9h às 20h
Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé - 111, próximo à Estação Sé do Metrô)
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Gratuito