'Ajuste de contas': Homenagem a dois boxeadores do Cinema

Filme reúne Robert De Niro e Sylvester Stallone em comédia sobre boxe

por Maria Eduarda Barbosa sex, 10/01/2014 - 13:55

Nos últimos anos, o MMA (artes maciais mistas) ascendeu como esporte nos Estados Unidos e se tornou um sucesso mundial. Mas, antes de surgir nomes como Anderson Silva e Chris Weidman, o boxe tomava conta dos ringues e até dos cinemas. Desde os anos 1970 que esse esporte vem sendo representado nas telonas com Touro Indomável, de Martin Scorsese. O longa se tornou um clássico desta temática ao lado de Rocky Balboa, de Sylvester Stallone. Após anos, o boxe ganhou novamente uma representante no cinema com Ajuste de Contas, que aborda justamente a vida de dois ex-boxeadores que, 30 anos depois, retornam ao ringue.

Dirigido por Peter Seagal, Ajuste de Contas é estrelado por Robert De Niro (Touro Indomável) e Sylvester Stalone (Rocky). Os dois interpretam os personagens Billy “The Kid” McDonnen e Henry “Razor” Sharp, respectivamente. Ambos estão aposentados do boxe há 30 anos, mas com uma grande rivalidade ainda existente. Kid e Razor se enfrentaram duas vezes no ringue. Cada um venceu uma luta. Era um empate técnico, com a invenção de algumas fraquezas para justificar a derrota. Agora, 30 anos depois, surge uma oportunidade para um ajuste de contas.

A trama não falha nos diálogos cômicos e nem nas referências aos dois clássicos do cinema. Os dois personagens precisam ficar em forma depois de anos parados, daí surgem as semelhanças com Touro Indomável e Rocky Balboa, principalmente nos treinamentos de cada um. A história é guiada por uma trilha sonora com muito groove americano e, é claro, o rock dos anos 1980 durante as lutas. Por outro lado, a comédia também possui um drama nas relações sociais de cada personagem. O conflito família versus boxe predomina durante todo filme.

Além do resgate do boxe, Ajuste de contas aborda também os bastidores dessas lutas. O marketing e a forma como o acordo financeiro é fechado são aspectos reais que fazem parte desses grandes esportes. O filme também é torna forma interessante de conhecer o que existe por trás das câmeras dos canais de exibição. Peter Seagal acertou ao escolher o boxe. Outro recurso que, aliás, não é muito utilizado em blockbusters, é a handcam (câmera na mão) em algumas cenas, dando mais realismo à história e aos personagens. 

Robert De Niro e Sylvester Stalone mostram que estão em boa forma física e cênica. A atuação de De Niro fala por si própria porque o ator já venceu o Oscar. Stalone é conhecido por representar personagens fortes e guerreiros, mas em Ajuste de Contas, o ator mostrou que também sabe fazer comédia, que estreia nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (10).

COMENTÁRIOS dos leitores