Espaço cultural fundado por Antonio Nóbrega pode fechar

Terreno do Instituto Brincante, na Vila Madalena, teria sido adquirido por uma construtora

por Marcus Fernandes sex, 11/07/2014 - 15:40
Divulgação Instituto Brincante pode fechar as portas após mais de 20 anos de existência Divulgação

O multiartista pernambucano Antonio Carlos Nóbrega vive na capital São Paulo uma situação desconfortável em relação ao Instituto Brincante, espaço cultural fundado por ele há mais de duas décadas na Vila Madalena, em São Paulo. É que uma construtora teria adquirido o imóvel o qual o instituto é inquilino para construir um prédio no local. No entanto, o caso ainda encontra-se na Justiça para uma resolução oficial. 

A notícia começou a ganhar destaque nas redes sociais nesta semana. A esposa de Nóbrega, Rosane Almeida, aproveitou o momento para criar a hashtag #FicaBrincante. “Recebemos uma notificação pedindo a desocupação do imóvel no prazo de 30 dias, sob pena de ajuizamento de ação de despejo”, publicou Rosane Almeida na fanpage de Antonio Nóbrega.

Em entrevista concedida ao Estado de São Paulo nesta terça (8), o ex-proprietário do imóvel onde está o Instituto, César de Oliveira Alvez, disse que só levou a transação adiante, mesmo contra a sua vontade, porque precisou do dinheiro por problemas de saúde na família. "Faz alguns anos que o espaço está em negociação, várias incorporadoras nos procuraram", afirma Alves. 

O destaque que a notícia teve nas redes sociais chamou a atenção do pernambucano, que fez uma comparação com uma situação parecida que acontece na sua terra natal. "Isso prova que essa discussão está em pauta, que é uma questão muito maior no Brasil", ressalta, citando o Cais Estelita, no Recife

Situação do Instituto Brincante

O terreno onde se encontra o Instituto, na Rua Purpurina, tem 800 metros quadrados e abriu as portas como espaço de ensaios e apresentações dos espetáculos de Nóbrega e Rosane em 22 de novembro de 1992. O espaço se denomina uma área de conhecimento e assimilação da cultura brasileira. Por lá passam encenações, shows de música, cursos e oficinas sobre as mais variadas expressões artísticas do País. Hoje, o local também recebe espetáculos de teatro, música e dança e conta com um centro de documentação com textos, fotos, vídeos e músicas.

Filme sobre Antonio Nóbrega

Um longa-metragem sobre a vida do artista está em fase final de pós-produção e acertos de distribuição. Intitulado Brincante, o documentário de ficção conta com direção de Walter Carvalho e deve estrear em novembro, em São Paulo.

O trabalho traça a trajetória artística de Nóbrega, que tem como referência o imaginário cultural popular brasileiro e expande sua arte pela música, dança, cultura popular, produção cultural e pelas artes cênicas. 

COMENTÁRIOS dos leitores