Alegria de Xico Sá marca segundo dia da Fliporto

Escritor conversou sobre seu trabalho e a relação entre literatura e cinema

por Carlos Silvio sex, 14/11/2014 - 19:56
Divulgação/Rafa Oliveira Escritor conversou com a produtora cultural Isabela Cribari Divulgação/Rafa Oliveira

A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) começou com força total nesta sexta-feira (14). Reunidos na programação, o Congresso Literário, Cine Fliporto, a 5ª edição da Feira do Livro, Fliporto Galera e Fliporto Galerinha. O tema da edição é 'Literatura é coisa de cinema', com homenagens a Ariano Suassuna e Raimundo Carreiro.

O responsável por abrir a programação do congresso foi o escritor Xico Sá, em conversa com a produtora cultural Isabela Cribari. Com todo seu bom humor e inteligência, Xico encantou o público pernambucano que lotou o auditório do Colégio São Bento, local do evento. No encontro, batizado de 'Cinema e literatura: casamento suspeitoso, união estável ou de conveniência?', o escritor conversou sobre sua relação com o cinema e suas participações em filmes, "quase sempre interpretanto eu mesmo", brincou.

Big Jato, novo livro do escritor, está ganhando uma versão cinematográfica feita pelo pernambucano Cláudio Assis. O livro foi criado a partir das memórias de infância de Xico, no Crato-CE, e traz a história de um garoto que se vê dividido entre a poesia (representada pelo tio, meio louco) e a dureza da vida, trabalhando ao lado do pai em um caminhão que limpa fossas, apelidado de Big Jato.

"O livro é contaminado pelo cinema. É uma das minhas taras", afirmou. Sobre ter seu livro transformado em filme pelo amigo Cláudio, o escritor explica que a versão do cineasta de sua história traz um final "melhor", em um trabalho mais poético de Cláudio Assis. No tocante a relação entre cinema e literatura, Xico afirmou que o importante é estimular leitores e debates. "Tudo em literatura pode, desde que com respeito e preparação. Não tenho nenhum medo na era da imagem", ressaltou.

Cláudio Assis também era esperado na conversa, mas não pôde comparecer no evento por estar trabalhando nas filmagens de Big Jato. A Fliporto segue até o próximo domingo (16). A programação pode ser consultada no site da Festa

COMENTÁRIOS dos leitores