Começa a 16ª edição do FestCine

Primeiro dia do evento foi nesta segunda-feira (1°), com forte presença do público no Cinema São Luiz

por Carlos Silvio seg, 01/12/2014 - 22:06
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Realizadores no palco do São Luiz Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

O cinema pernambucano tem lugar garantido no FestCine e no primeiro dia da 16ª edição do evento, ele mostrou sua força, sempre contando com um público presente e atento às produções.

"Esse é o único festival do Estado dedicado exclusivamente à cena do curta-metragem em Pernambuco, onde as pessoas podem ter liberdade e experimentar, num festival democrático, com realizadores iniciantes e consagrados", comentou Carla Francine, coordenadora de audiovisual da Secult/Fundarpe e uma das organizadoras do Festival.

Entre as novidades desta edição, a volta do júri popular em todas as categorias e uma programação de debate mais consistente. Durante todo o evento acontecerão debates na Faculdade Joaquim Nabuco (Centro do Recife), das 16h às 18h, discutindo as produções exibidas na noite anterior. Lá também acontecem as oficinas do festival. 

FestCine traz produções recentes de PE ao Cinema São Luiz

16º FestCine de Pernambuco reúne 61 filmes

Sempre começando às 19h, o filme oferece uma mostra de formação e a mostra competitiva. No primeiro dia o público assistiu a filmes como Bicho de Sete Letras (Petrolina), que conta a história de um político do sertão que tenta se reeleger a base de mentiras e tem que encarar a vingança de entidades mitológicas da caatinga e o tocante De: Escola Carlos Alberto Gonçalvez de Almeida / CASE Santa Luzia / Para: Aracaju (Sergipe), onde jovens internas do centro socioeducativo narram suas rotinas em primeira pessoa e falam dos seus sonhos e arrependimentos.

A parte de formação nesta edição recebeu uma grande procura do público, em atividades como 'Oficina de Crítica Cinematográfica' e 'Oficina de Cinema de Animação'. "Este ano programamos quatro oficinas, mas tiveram que ser cinco por conta da grande procura. Estamos fazendo seminários para debater a lei 13006, que discute a presença de cinema nacional nas escolas. Trazemos pessoas de todo o país para discutir isso com estudiosos da área, inclusive 70 professores do estado, que serão multiplicadores dentro das suas GRES", comentou Carla Francine.

No total, a produção do evento recebeu 81 filmes e selecionou 61 para compor a programação, que apresenta produções como documentários, filmes experimentais e até videoclipes.

O 18º FestCine vai até o dia 5 de dezembro, no Cinema São Luiz. 

COMENTÁRIOS dos leitores