Cláudio Assis é consagrado no Festival de Brasília

'Big Jato', quarto longa-metragem do diretor pernambucano levou cinco troféus Candango, inclusive o de melhor filme escolhido pelo júri técnico

por Paula Brasileiro qui, 24/09/2015 - 10:47
Reprodução/Facebook Cláudio Assis levou cinco troféus Candango pelo filme 'Big Jato' Reprodução/Facebook

O filme Big Jato, do pernambucano Cláudio Assis, foi o grande vencedor do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O longa venceu nas categorias de melhor atriz, ator, roteiro e trilha sonora além de ter sido escolhido como o melhor filme pelo júri oficial. Em contrapartida, a produção de Assis está proibida de ser exibida nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, em consequência ao comportamento do diretor durante debate sobre o filme Que horas ela volta?, de Anna Muylaert. 

Lírio Ferreira e Cláudio Assis não podem entrar na Fundaj

Apesar de Assis ter sido vaiado no dia da exibição do longa, no festival da capital federal, Big Jato os cinco troféus Candango pela atuação de Matheus Nachtergale (melhor ator), Marcélia Cartaxo (melhor atriz), trilha sonora (DJ Dolores) e melhor filme. Big Jato é inspirado no livro homônimo de Xico Sá e trata do conflito entre a anarquia da adolescência e a dureza da vida adulta. os prêmios atingem cerca de R$ 130 mil.

O 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi realizado entre os dias 15 e 22 de setembro e recebeu cerca de 21 mil pessoas. A mostra competitiva teve 18 filmes. Foram avaliados quesitos como montagem, roteiro, som, trilha sonora, fotografia e direção de arte. Esta é a terceira vez que Cláudio Assis leva o grande prêmio do festival. Ele já havia vencido com Amarelo manga (2002) e Baixio das Bestas (2006).

COMENTÁRIOS dos leitores