Animage traz animações inéditas e premiadas para o Recife
Festival Internacional de animação de Pernambuco terá na programação os longas 'Rock In My Pocktes', 'Anomalisa' e 'La Tortue Rouge'
Com sua 7ª edição programada para acontecer entre os dias 22 e 27 de novembro, o Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco irá trazer longas inéditos para o Recife. Entre eles o filme ‘Rock In My Pockets’, de Signe Baumane, que no Brasil só foi exibido no Festival Anima Mundi. Além dele, também serão exibidos pela primeira vez na capital pernambucana as animações ‘Anomalisa’ e ‘La Tortue Rouge’.
‘Rock In My Pockets’ é uma animação autobiográfica, narrada pela própria autora e com enredo que conta a história de três gerações de mulheres de uma família da Estônia que sofreram bastante na mão dos homens. O filme possui três prêmios em festivais internacionais, como o do antigo Karlovy Vary, da Polônia, e também recebeu outras três indicações para premiações.
‘Anomalisa’, de Duke Johnson e Charlie Kaufman, chegou a concorrer ao último Oscar e foi premiado pelo Grande Júri no Festival de Veneza. O longa é feito em stop motion e foi financiado por meio de crowdfunding. Entrou em cartaz há alguns dias no Brasil, mas ainda não havia chegado ao Recife. Já ‘La Tortue Rouge’, do holandês Michael Dudok de Wit, foi exibido apenas nas edições do Anima Mundi de São Paulo e Rio de Janeiro, devendo chegar aos cinemas brasileiros apenas em fevereiro de 2017. Foi premiado na mostra Um Certain Regard, do Festival de Cannes, e abriu a 40ª edição do Festival de Cinema de Annecy.
O Animage acontecerá em nove locais do Recife, ocupando espaços como a CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema do Museu e Aliança Francesa, além de espaços ao ar livre e nos hospitais IMIP e Agamenon Magalhães. No último ano, o festival trouxe a capital pernambucana o diretor Alê Abreu, do filme ‘O Menino e o Mundo’.
Oficinas
Além da exibição de animações, o Animage realizará oficinas gratuitas de animação. Ao todo serão quatro oficinas, já com inscrições abertas, que oferecerão uma experiência prática no cinema de animação, atendendo desde crianças até profissionais. Elas serão realizadas na CAIXA Cultural do Recife entre os dias 16 e 26 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo site do festival. O número de vagas é limitado e os inscritos passarão por processo de seleção.
As oficinas oferecidas são: Técnicas de sombra chinesa; Desenho animado para crianças autistas; Música e ritmo em animação; e Diário Animado. Os hospitais IMIP e Agamenom Magalhães também realizarão oficinas para as crianças que são atendidas neles.