Artistas promovem cortejo contra a violência

Expoentes da cultura africana, Táta Kinamboji/Arthur Leandro e Ana Lira realizam evento para contestar discriminação social em Belém

sex, 03/02/2017 - 17:02
Divulgação/Centralpe A artista Ana Lira, que expõe trabalhos em Belém, participa do cortejo Divulgação/Centralpe

Neste sábado (4/2), Táta Kinamboji/Arthur Leandro é o convidado do grupo de leitura, discussão e experimentação da exposição Não-Dito, evento conduzido pela artista pernambucana Ana Lira em Belém (PA). A atividade se inicia com um cortejo urbano, às 14 horas, na Praça da República, que segue em direção ao CCBEU. O ponto de encontro é a própria praça, na altura do número 780 da avenida Presidente Vargas. Durante o cortejo, os participantes carregarão seis estandartes produzidos por Táta Kinamboji na obra Crônica da Morte Anunciada, feita para o Projeto Ecossistema Tropical 2.0, que ocorreu em Belém em novembro de 2016. 

O Tempo dá/O Tempo tira/O Tempo passa/E a folha vira

O poema dos povos Bantu serve de mote para o diálogo na galeria do MABEU/CCBEU. Na galeria, a tarde vai ser permeada de experiências sensoriais, leituras e um diálogo aberto que envolverá discussões sobre a invisibilidade da cultura dos povos de matriz africana e os desafios trazidos pela violência social e institucional que afetam a disseminação dos saberes destes povos. A participação no evento é gratuita.

A exposição Não-Dito segue no CCBEU até 24 de fevereiro de 2017. A mostra resulta do processo de pesquisa do projeto Voto!, no qual Ana Lira explorou resíduos das campanhas eleitorais para debater a atual crise de representação política brasileira, mapeando discursos criados por rasgos, escritos e colagens que foram deixados para trás pela população e transformados pela ação do tempo. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 14 às 19 horas, e sábados das 9 às 13 horas. O grupo de leitura funciona aos sábados, às 14 horas.Visitas de grupos e escolas podem ser agendadas pelo e-mail educativovoto@gmail.com

SERVIÇO

NÃO-DITO (grupo de leitura e cortejo urbano com Táta Kinamboji/Arthur Leandro)

Quando: sábado 04/02/17, às 14h

Onde: saindo da Praça da República (na altura do número 780 da Avenida Presidente Vargas) em direção ao CCBEU. 

NÃO-DITO (exposição da artista Ana Lira)

Quando: até 24/02/17

Onde: Galeria de Arte do MABEU-CCBEU - Museu de Artes Brasil-Estados Unidos. Travessa Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos, Belém.

Abertura: quarta-feira (11/01/2017) às 19h30

Visitação gratuita: segunda a sexta das 14h às 19h e sábado das 9h às 12h

Visitas de grupos e escolas: segunda a sexta, das 9h às 14h, com agendamento

Informações e agendamentos: (91) 3221-6116 ou (91)3221-6143

Informações da assessoria do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores