Cine Olympia exibe mostra de cineasta paraense
"O Caminho das Pedras" e "Dias", do diretor Fernando Segtowick, serão exibidos no próximo dia 30
Obras do cineasta Fernando Segtowick estão em exibição no Cine Olympia até quarta-feira (30). A mostra “Fernando Segtowick” é sempre às 18h30. A cada dia da programação são exibidas duas produções do diretor. O mais recente documentário lançado, “O Caminho das Pedras”, abrirá todas as sessões. O diretor e roteirista paraense já esteve à frente de curtas-metragens, documentários e séries premiadas nacionalmente.
A ideia da mostra com as produções partiu de uma solicitação de pauta ao Cine Olympia para a exibição do documentário “O Caminho das Pedras”, produção que Segtowick codirige com Alexandre Nogueira, que foi produzida durante 2016 e lançada no começo deste ano. O trabalho só foi exibido uma vez em Belém. O diretor de programação do Cine Olympia, Marco Antônio Moreira, ofereceu uma pauta que contemplasse parte da filmografia do diretor. “É uma grande emoção a de ter uma mostra de meus filmes no Cine Olympia, esse espaço de grande importância para todos nós que amamos o cinema em Belém. Fiquei bastante emocionado quando vi uma foto do meu nome na marquise do cinema e, ao mesmo tempo, é muito gratificante poder mostrar o meu trabalho a um público com maior abrangência”, revelou Segtowick.
Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Fernando Segtowick estudou cinema na New York Film Academy, nos Estados Unidos. Atualmente é um dos diretores da produtora audiovisual Marahu, que realiza documentários, videoclipes de artistas paraenses, curtas-metragens e séries.
“O Caminho das Pedras” é o mais recente documentário lançado por Segtowick. Com 26 minutos de duração, a produção é um registro do “Quilombo do Abacatal”, localizado dentro da Região Metropolitana de Belém, no município de Ananindeua. O quilombo é uma região especial na história da luta pelo reconhecimento das populações tradicionais da Amazônia que corre riscos de desaparecer. O documentário foi vencedor Edital de Curta-Metragem Afirmativo, do Ministério da Cultura (2014).
“No Movimento da Fé” é um documentário lançado no ano de 2013, vencedor de dois prêmios no festival CinePE 2014, em Recife (PE). O filme retrata o Círio de Nossa Senhora de Nazaré a partir da visão de três personagens diferentes que se preparam para a grande procissão do segundo domingo de outubro em Belém: um voluntário da Cruz Vermelha, um soldado da Polícia Militar e um membro da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.
“Matinta”, do ano de 2010, é a versão de Fernando para a conhecida lenda paraense da Matinta Perera. Na trama, Valquíria (Dira Paes) tenta a todo custo seduzir Felício (Adriano Barroso), que é casado com Antônia (Nani Tavares). E nessa tentativa, Valquíria não mede esforços para ter seus desejos realizados e para conseguir tudo o que quer. O curta deu o prêmio de Melhor Atriz a Dira Paes no Festival de Cinema de Brasília de 2011.
A vivência de cerca de 40 jovens do Pará e do Amazonas que falam sobre identidade pessoal e cultural, movimentos sociais e artísticos, entre outras questões relacionadas à juventude, é abordada na série “Diz Aí Amazônida”, uma produção do Futura que foi realizada em parceria com a produtora de Marahu, de Fernando e do diretor de fotografia Thiago Pelaes. A série estreou no dia 21 de outubro de 2015 no Futura e teve lançamento para o público em geral no dia seguinte, no Cine Olympia.
"Eu moro aqui", realizado pela produtora TV Norte Independente, com direção e pesquisa de Fernando Segtowick, aborda a vida de moradores em quatro unidades de conversação no Pará e a relação destes com a sustentabilidade e a floresta. Mais de 30 pessoas estiveram envolvidas no documentário, que levou quase dois anos para ficar pronto.
O próximo curta-metragem do diretor, “Canções do Amor Perfeito”, está em fase de pós-produção, e foi filmado na cidade de Belém e na ilha de Mosqueiro. O curta, estrelado pelos atores paraenses Leoci Medeiros e Rafaella Cândido, é totalmente sem diálogos, e propõe reflexões sobre “amores perfeitos”. O curta foi realizado de forma independente e coletiva com uma equipe reduzida de apenas 15 pessoas, e ainda não tem previsão de lançamento.
Próximos filmes da Mostra:
Dia 30, “O Caminho das Pedras ” e “Dias”.
Local: Cine Olympia (Av. Presidente Vargas).
Entrada Gratuita.
Por Ariela Motizuki.