Cinema pernambucano percorre festivais nacionais
Produções de realizadores de Pernambuco estão sempre presentes nos grandes festivais ao redor do país
O cinema pernambucano está cada vez mais presente em salas de exibição e festivais por todo o país. Depois da passagem de Dea Ferraz na 50ª edição do Festival de Brasília, no último domingo (17), agora é a vez de Fernando Weller e Tuca Siqueira mostrarem suas produções no Festival do Rio, em outubro.
Dea Ferraz participou do Festival de Brasília com o documentário longa-metragem Modo de Produção. O filme reflete sobre a possibilidade de um olhar sobre instâncias como trabalho, Estado, Justiça, sindicato e trabalhadores submetidos a mecanismos burocráticos que acabam por transformar suas vidas.
Já Fernando Weller leva para o Festival do Rio, que acontece na capital carioca entre os dias 5 e 15 de outubro, o longa Em Nome da América. Vinda de uma estreia no VIII Festival de Documentários Cachoeira Doc, na Bahia, a produção retrata a experiência no Brasil de jovens norte-americanos voluntários da agência governamental Corpos da Paz nos anos de 1960 e 1970, que vieram ao país para participar de projetos comunitários nas áreas de sáude, educação e em cooperativas agrícolas.
Tuca Siqueira apresenta Amores de Chumbo, um drama no qual um triângulo amoroso discute a capacidade do ser humano de cometer erros.