Vaca da CowParade inspirada na diversidade é depredada

Em menos de 48h de exibição, a peça 'My Little Cowny' teve seu chifre quebrado. A peça, porém, já foi recuperada

por Ana Tereza Moraes seg, 30/10/2017 - 09:08
Divulgação/CowParade A vaca 'My Little Cowny' apareceu quebrada, mas foi recuperada Divulgação/CowParade

Uma das 54 peças que fazem parte do CowParade foi vandalizada no último sábado (28). A escultura de vaca está exposta no bairro de Boa Viagem, no Parque Dona Lindu, e foi pintada pela artista local Giovanna Simões, que a intitulou de ‘My Little Cowny’. O animal esculpido contava com um chifre no meio da testa, como um unicórnio, porém, parte dele foi depredado.

Segundo a artista, a vaca representava um pouco da sua memória afetiva, baseada no imaginário infantil da década de 90, e também celebrava e discutia a diversidade. “Quebraram seu chifre, em pouco mais de 24h de exposição, e não acredito que este gesto de violência tenha sido aleatório. Minha tristeza vai bem além da relação artista/obra”, escreveu Giovanna em seu Facebook, lamentando o ocorrido. A produção do CowParade, porém, informou, por meio de nota, que os reparos já foram realizados.

A exposição é um dos maiores eventos de arte a céu aberto do mundo, e suas peças ficarão dois meses expostas nas ruas do Recife. Após esse período, cada uma das peças será leiloada e terão sua arrecadação doada para instituições beneficentes. Além das 53 esculturas, pintadas por seis artistas convidados e outros selecionados após uma candidatura no site do evento, outras cinco vacas serão produzidas por alunos de escolas públicas.

COMENTÁRIOS dos leitores