Festival tem curso de regência, bateria, guitarra e dança

Atividades são gratuitas e fazem parte da programação do Música na Estrada 2017 em Belém. Inscrições estão abertas.

sex, 03/11/2017 - 17:31

Estão abertas as inscrições para masterclasses gratuitos de regência, bateria e guitarra e dança ofertados pelo 7º Festival Música na Estrada. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.musicanaestrada.art.br e clicar na aba “Inscrições” para preencher um formulário eletrônico com nome, e-mail, telefone, idade e cidade, além de mencionar o nome de algum professor que conduza a formação do candidato e a peça ou obra que deseja executar durante a atividade.

No dia 7 de novembro, o maestro Fuad Ibrahimov ministra masterclass de Regência, das 19 às 21 horas, na Escola de Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa). Natural do Azerbaijão, desde novembro de 2014 Fuad Ibrahimov é Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Azerbaijão, Principal Maestro da Nova Filarmônica de Munique e da Orquestra de Câmara de Baku. A participação no Festival Música na Estrada, em Belém, marca sua primeira visita ao Brasil.

Além da linguagem musical, o festival oferta também masterclass em dança, no dia 8 de novembro, com o coreógrafo André Santana, da Companhia de Dança Cisne Negro (SP). Ele é de Olinda, Pernambuco, e traz em seu repertório corporal e metodológico as suas origens da cultura popular nordestina. André Santana participou de importantes eventos em dança como Seminário Internacional de Brasília, sob o comando de Giselle Santoro, além de tirar o 2º lugar na categoria Contemporâneo, ganhou uma Bolsa de Estudos para o Canadá, na Escola La Mondense, dirigida por Mônica Proença e David Rodrigues. Posteriormente foi convidado a apresentar-se em São Luis do Maranhão, com a Ballet Gonzalez. Em 2016, sua coreografia “Cheguei”, feita para integrantes do Estúdio de Ballet Cisne Negro, ganhou o 2º lugar  no TANZOLYMP 2017 em Berlim.

Já as oficinas de bateria e guitarra serão ministradas, nos dias 10 e 11 de novembro, com os integrantes do “Spok e Quinteto”, grupo de jazz fundado em 2001, no Recife, com a SpokFrevo Orquestra, comandada pelo virtuoso Spok e formada por 18 jovens e músicos pernambucanos. O objetivo era dar ao frevo um tratamento diferenciado, com arranjos modernos, harmonias arrojadas e em que os músicos abusam da liberdade de expressão em improvisos. Durante a oficina, serão apresentados conceitos estéticos da bateria do frevo, além de contextualizar historicamente a utilização da bateria no frevo e sobre o desenvolvimento de ritmos, manulações e rudimentos básicos da bateria do estilo musical. 

O Festival Música na Estrada promove desde 2011 programações gratuitas de arte e cultura com o objetivo de formar plateias para apreciação musical e promover intercâmbios para a valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do país. Todas as atividades do evento são gratuitas. Este ano, após Belém, o festival segue para Brasília, de 9 e 19 de novembro. 

Mais informações no site www.musicanaestrada.art.br e nas redes sociais:

www.facebook.com/projetomusicanaestrada

Instagram: @musicanaestrada

Da assessoria do evento.



COMENTÁRIOS dos leitores