Anitta 'compra briga' com portadores de hanseníase

Após comentário mencionando a doença, em seu programa, um abaixo assinado pede a retratação da cantora

por Paula Brasileiro qui, 12/04/2018 - 16:41
Reprodução/Twitter Comentário da cantora não pegou bem Reprodução/Twitter

Seu novo programa 'Anitta entrou no Grupo', mal chegou à segunda semana e a cantora já está causando polêmica. No segundo episódio da atração, exibido ao vivo pelo canal Multishow, na última terça (10), Anitta fez um comentário que desagradou muita gente e gerou, inclusive, abaixo assinado pedindo por uma retratação pública. 

Ao anunciar um dos quadros, a cantora falou que só convidava pessoas muito amigas para seu programa e não "pessoas hanseníase". Médicos, pacientes em tratamento e até o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) se manifestaram reprovando a colocação da artista. A Morhan, inclusive, está promovendo um abaixo assinado pedindo uma retratação da cantora: "Ao contrário do que a cantora sugere no programa, não há nenhum motivo para se evitar pessoas atingidas pela hanseníase: assim que iniciado o tratamento, a doença deixa de ser transmissível. Nos entristece o fato de que uma mulher de origem periférica reproduza preconceitos, porque o nosso desejo é unir forças contra toda forma de discriminação", diz o texto do site de recolhimento de assinaturas. 

No Twitter, muitos comentários repreenderam a atitude de Anitta. Leonardo Ferreira disse: "A 'gente hanseníase' que você chamou neste programa é algo que trabalho há cerca de oito anos e tenho a maior consideração por esses pacientes"; Anne Lívia disse: "Declaração lamentável, tentando causar reafirmando um preconceito infundado contra pessoas atingidas pela hanseníase"; e Keyla Mineiro falou: "Poxa, Anitta, eu super curtindo seu programa e você vem tirar quem tem hanseníase. Eu tenho e não peguei porque quis. Tô me tratando e não transmito para ninguém. Você pegou pesado, brincar com doença não é legal". 

Embed:

Em tempo

A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecicosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A doença causa machas na pele, com perda ou alteração da sensibilidade na região,  queda de pelos, dor e sensação de choque, além de úlceras de pernas e pés e nódulos no corpo. É transmitida por meio de contato próximo e prolongado com uma pessoa doente sem tratamento.  O Sistema Único de Sáude (SUS) disponibiliza os remédios para tratatmento de forma gratuita. A hanseníase tem cura e não há a necessidade de isolamento dos portadores da doença, como era feito até meados da década de 1960, o que levou a doença a ser alvo de grande preconceito.



COMENTÁRIOS dos leitores