Biblioteca promove leitura de poemas sobre mulher negra

Associação comunitária do bairro do Guamá, em Belém, destaca obras e autoras em evento para mães e filhos

sex, 08/06/2018 - 17:11

Na quinta-feira (7), a Associação Nossa Biblioteca, do bairro do Guamá, periferia de Belém, realizou um círculo de leitura de poemas de mulheres negras. O evento contou com a presença de mediadores, pais e crianças frequentadores do local e teve como propósito estimular a leitura de poesia e homenagear as mulheres negras.

Joelma Marques, de 32 anos, mãe de quatro filhos, todos eles frequentadores da biblioteca, disse que as reuniões ajudam a melhorar a convivência familiar. Em muitos casos, afirmou, tem mãe que não consegue se relacionar em casa com os filhos e as rodas de leitura permitem maior aproximação entre adultos e crianças. Joelma diz que leva livros para as crianças em casa e garante que eles aprovam. Com isso, incentiva os amigos dos filhos a lerem também.

Para Marta Lima, mediadora, um livro sobre avós permitiu que as mães se soltassem um pouco mais. “No ciclo de leitura dos pais, nós fazemos o mesmo trabalho com as crianças, e hoje eu peguei só livros que falavam de vó, e foi o que fez elas se expressarem”, disse Marta.

 Joana Chagas, contadora de história, falou da importância do trabalho da Nossa Biblioteca na vida das mães. ”Esse trabalho com as mães faz com que essas senhoras relembrem suas memórias num bairro que é violento todos os dias. É essencial que o nosso trabalho flua. Alcançar a criança é facil, mas quando conseguimos alcançar a família dessa criança significa que o trabalho reverbera”, observou. 

 A Associação Nossa Biblioteca existe há 41 anos e desenvolve trabalhos culturais, artísticos e de leitura. O espaço funciona na travessa 25 de Junho, 214, no Guamá, de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas.

Da assessoria do evento.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores