Colônia Penal Feminina recebe mostra que retrata detentas

Exposição fotográfica 'Ovelhas' é fruto de pesquisa de 3 anos

seg, 26/11/2018 - 12:12
Divulgação/Priscila Urpia Reeducandas retratadas em 'Ovelhas' poderão conferir exposição Divulgação/Priscila Urpia

Mulheres infratoras da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), mais conhecida popularmente como Bom Pastor são retratadas na exposição fotográfica "Ovelhas" da fotógrafa e jornalista Priscila Urpia. A mostra, que conta com fotografias realizadas na unidade prisional, será apresentada para as reeducandas nesta quinta-feira (29) a partir das 14h. A curadoria é do fotógrafo Elvio Luiz dos Santos.

Em sua primeira exposição individual, a artista evidencia um olhar humano sobre as mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. Resultado de três anos de pesquisa no Bom Pastor, a iniciativa já rendeu um ensaio fotográfico intitulado "As Ovelhas", no ano de 2014. Na exposição "Ovelhas", além das 24 imagens, o expectador também tem acesso a relatos em áudio de algumas mulheres em conflito com a lei.

"O ser feminino desempenha vários papéis sociais, como o de esposa, mãe, trabalhadora, cidadã, entre outros. Qualquer atitude que infrinja esses padrões sociais de comportamento e civis é condenada. Algumas mulheres quando decidem enveredar pelo mundo do crime acabam desafiando esses padrões de conduta moral, sendo assim desconfiguradas à condição social e moral de cidadã", detalha a pernambucana sobre sua experiência com as reeducandas da CPFR.

Sobre a escolha da Colônia Penal Feminina do Recife ser o primeiro local a receber a exposição, Priscila Urpia ressalta que o projeto é também de autoria das mulheres retratadas na mostra. "Sempre foi um desejo meu de trazer primeiro a exposição para elas, que trabalharam junto comigo para que este projeto acontecesse. Elas são a parte mais importante da mostra e precisam ser vistas nas imagens, acredito que esta é uma das responsabilidades com a fotografia", ressalta.

A exposição fotográfica "Ovelhas" conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco e da Usina Cultural Energisa (Grupo Energisa). Entre as cidades que já receberam a exposição, estão João Pessoa (PB), Taquaritinga do Norte (PE), São Paulo (SP) e Olinda (PE).

Serviço

Exposição fotográfica "Ovelhas" na Colônia Penal Feminina do Recife

Quinta-feira (29) | 14h

Rua Bom Pastor, 1407 - Bairro da Iputinga

Informações: (81) 99617-6008/(81) 98840-9930

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores