A carreira 'artística' do 'maior mentiroso do país'

Trapaças de Marcelo ‘VIP’ ganharam produções cinematográficas e obra literária

por Lídia Dias seg, 01/04/2019 - 13:31
Reprodução/Youtube Em 2018, Marcelo foi por apresentar atestados falsos para a progressão de regime Reprodução/Youtube

 Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido como Marcelo VIP, ganhou notoriedade nacional após se passar pelo empresário Henrique Constantino, um dos cofundadores da companhia de linhas aéreas GOL, em 2001, no festival Recifolia, realizado no Recife. Ele é considerado um dos maiores golpistas do Brasil, entre as décadas de 1990 e 2000.

Afirmando ser o filho do dono da Gol, Marcelo teve acesso vip ao camarote do Recifolia, onde ao chegar de helicóptero e escoltado por dois seguranças, conheceu famosos e concedeu entrevistas para Amaury Jr. Falando com propriedade sobre as ações da companhia aérea, Marcelo conseguiu enganar não só o jornalista, mas também celebridades que curtiam a festa, entre eles o ator Ricardo Macchi, que o acompanhou durante boa parte do evento. Ao voltar para o Rio de Janeiro de jatinho, levantou suspeitas e foi parado pela a Polícia Federal do Aeroporto Santos Dumont, onde foi preso.

Entre suas diversas identidades, Marcelo já se passou por guitarrista do Engenheiros do Hawaii, líder de rebelião representante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho. Além de golpista, ele também atuou no contrabando entre o Brasil e o Paraguai, onde transportou armas, entorpecentes, bebidas e cigarros.

Em abril de 2018, Marcelo, que estava cumprindo prisão domiciliar desde 2014, foi preso novamente, dessa vez por apresentar atestados falsos para a progressão de regime.

Livro

Em 2005, as histórias de Marcelo viraram livro e venderam cerca de 50 mil cópias. Escrito pela jornalista Mariana Caltabiano, “VIPs – histórias reais de um mentiroso”, foi apurado enquanto Marcelo cumpria pena Centro de Triagem Prisional em Curitiba. Na ocasião, ele também enganou a jornalista ao fazer pressão para que a entrevista acontecesse rapidamente, caso contrário ele iria fechar com outro jornalista e para não perder os direitos do livro, Mariana concedeu 50% da participação dos lucros.

Documentário e Filme

Em 2010, foi lançado um documentário homônimo, também dirigido por Mariana. A produção pode ser vista na plataforma de streaming Netflix. Um ano após o lançamento do documentário, o ator Wagner Moura ficou responsável por dar vida Marcelo e foi o protagonista do longa ‘VIPs’, de Toniko Melo.

Após ser solto, em 2014, Marcelo concedeu várias entrevistas. Ele já foi condenado por diversos crimes, foi preso em 12 Estados e já fugiu nove vezes.

COMENTÁRIOS dos leitores