Artistas pernambucanos falam sobre isolamento social

Karynna Spinelli e André Rio são alguns dos nomes que alertam os fãs para seguirem os cuidados contra o coronavírus

por Paulo Uchôa seg, 06/04/2020 - 15:59

As medidas de combate ao avanço exacerbado do novo coronavírus continuam impactando vidas em todo o mundo. Desde que a quarentena foi estabelecida como forma de barreira contra a doença, diversas pessoas estão buscando movimentar a mente para que não embarquem em situações monótonas. Na internet, as lives dos famosos fazem a alegria dos fãs que estão reclusos em suas casas.

Em Pernambuco, artistas usam suas redes sociais para reafirmar a necessidade de que ficar em casa é a solução para frear a pandemia da covid-19. Em entrevista ao LeiaJá, os cantores Nonô Germano, Karynna Spinelli, Rodrigo Morcego e André Rio falaram da importância do isolamento social.

André Rio - cantor e compositor

Dentre tantas incertezas que o momento nos traz, uma das poucas certezas é que ficar em casa, respeitando o isolamento social, é o melhor a se fazer. É um ato de solidariedade e prevenção da vida. E podemos aproveitar esse momento para refletir mais e pedir a Deus por todos aqueles que não podem estar em casa, como os profissionais de saúde, entregadores, motoristas… Nesse período, estou aproveitando para colocar a leitura em dia, tocar muito violão, compor e idealizar novos projetos. Essa fase vai passar e sairemos mais fortes!

Bia Villa-Chan - cantora e compositora

Estou aqui em minha casa como recomendaram as autoridades em saúde no país e no mundo, com meus filhos e meu marido. Sei o quanto é dura toda essa atmosfera de incertezas e prefiro acreditar num amanhã de vitórias e conquistas. Vamos vencer sim essa guerra contra um inimigo oculto e traiçoeiro, mas essa conquista só será alcançada se todos nós demonstrarmos união e solidariedade, conscientizando-nos que a maior prova de amor para com nossos irmãos é ficando em casa.

O isolamento social é sem dúvida nossa maior arma contra esse mal. Falo isso com propriedade, pois sou formada em Odontologia e minhas pesquisas de pós-graduação foram na área de Genética Vegetal com foco em pacientes imunodeprimidos. O vírus só se manterá vivo e forte se relaxarmos e promovermos sua disseminação, ou seja, ele precisa infectar um número grande de hospedeiros para continuar sobrevivente e atuante.

Se esse contágio for interrompido, ele some. Vamos continuar firmes nessa ideia: fiquem em casa! Cuidem das pessoas que vocês mais amam, estreitem seus laços familiares!

Karynna Spinelli - cantora e compositora

Estou em isolamento há três semanas. Faço parte do grupo de risco, hipertensa e com cicatriz pulmonar em virtude da gravidade do H1N1, que adquiri há mais de dez anos. Tenho seguido à risca todas as orientações das autoridades de saúde. O isolamento social é a única arma real que temos agora paara salvar o maior número de pessoas e conseguirmos mais tempo pra melhorar nosso sistema de saúde. Não se pode negar que as pessoas com trabalho informal passam por grandes dificuldades, inclusive para terem o pão de cada dia.

Mas a rede de solidariedade e acolhimento tem sido gigante. Além de cantora, sou bancária, tenho renda formal e estou usando meus proventos para amparar outras famílias. É indispensável que cada trabalhador formal, que tem o privilégio do salário mensal, faça a mesma coisa. Doem parte dos seus salários para amparar outras famílias.

Nonô Germano - cantor e compositor

Nesse momento de grande dificuldade pra todos nós, é super importante seguir as orientações dos especialistas para que possamos passar por isso mais rápido. Muitas vezes pode até parecer exagero algumas determinações, mas é melhor pecar pelo excesso de cuidado do que pela falta. Eu procuro ter cuidados redobrados, já que tenho pais idosos. Então o negócio é baixar o fogo em casa. Já, já estaremos com as nossas vidas normais, podendo nos abraçar e vivenciar momentos agradáveis.

PC Silva - cantor e compositor

O isolamento social, nesse momento, é a atitude que mais aproxima o cidadão comum dos grandes heróis. Uma ação que é determinante para salvar a vida dos nossos familiares, amigos e tantas outras pessoas. Ficar em casa, nesse momento, além de heroico, é um ato de amor.

Rodrigo Morcego - cantor e compositor

Estou com meus pais (hipertensos e diabéticos, que são do grupo de risco). O risco causado às nossas frágeis vidas nos coloca reclusos e reflexivos. Faz falta o desejo de estar perto, tocando e trocando energia, entre outros afagos rotineiros. Surgiu algo que nos mantém fisicamente afastados, porém unidos, e aprendo a nos cuidar e respeitar como sociedade. Concentrado, sigo uma nova rotina, produzindo conteúdo e explorando a internet, para levar alegriaa e boas energias a todos. Fiquem em casa, tentem se aproveitar, por agora, para podermos nos abraçar depois dessa loucura.

Sérgio Andrade - cantor, compositor e integrante da Banda de Pau e Corda

O isolamento social é a medida mais importante para se tentar frear a velocidade com que esse vírus tem se alastrado e devastado as famílias do mundo inteiro. O isolamento é um ato de responsabilidade social e ao mesmo tempo um ato de amor para si próprio, para a família e para a coletividade. É através do isolamento social que nos vem a esperança de poder nos juntar outra vez com mais brevidade e sem que falte ninguém nesse encontro.

COMENTÁRIOS dos leitores