Livro pernambucano selecionado no clube de leitura da ONU
Livro de Lêda Sellaro, publicado pela Cepe, foi escolhido para integrar o clube de leitura da ONU
A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) teve um de seus títulos selecionado para o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Língua Portuguesa, um programa idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover os ODS entre crianças e jovens de 6 a 12 anos através da leitura para, em um futuro próximo, erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. O livro escolhido foi o infantojuvenil “Uma festa na floresta” (2018), de Lêda Sellaro, que ficou entre as obras brasileiras escolhidas entre mais de mil inscrições.
Fizeram parte da seleção obras de língua portuguesa publicadas entre 2016 e 2020 e é a primeira vez que um livro da Cepe integra essa lista, assim como outras obras de língua portuguesa. Isto porque até 2019, quando o Clube de Leitura dos ODS da ONU foi lançado, durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, só faziam parte títulos nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, francês, russo e espanhol. As obras escolhidas serão publicadas no site da ONU ainda este mês.
Das 17 categorias do clube, todas ligadas aos ODS, o título da Cepe figura em Vida Terrestre, e irá compor a Agenda 2030 da entidade internacional, um plano global para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável.
“Ficamos muito felizes com a inclusão de Uma festa na floresta nesse clube do livro organizado pelas Nações Unidas, parte de um projeto ambicioso que pega 17 tópicos e prevê metas para um desenvolvimento sustentável, diminuição de injustiças sociais em seus vários pontos até 2030. É assunto fundamental porque é um projeto também que prevê a leitura e formação de leitores mais críticos e mais conscientes dos problemas do mundo como algo fundamental para superarmos os desafios que o mundo enfrenta, tanto em questões relacionadas ao meio ambiente, como também em questões relacionadas a políticas públicas, a quebra de preconceito com injustiças históricas com desigualdades”, declarou o editor da Cepe, Diogo Guedes.
Segundo ele, “Uma festa na floresta é uma obra encantadora que ajuda a ter essa consciência de que o ser humano faz parte de um sistema muito complexo com diferentes habitantes, e que ele só tem a ganhar ao entender, se integrar e respeitar esses coabitantes”, explica o editor.
A autora do livro
Lêda Sellaro se disse feliz e honrada com a seleção para “um clube de leitura voltado para a sustentabilidade, cujos objetivos contemplam muitos aspectos da vida nas florestas”. A autora é Mestre em Educação e Doutora em História pela UFPE e já chegou a receber o Prêmio Amaro Quintas (2009 e 2011), da Academia Pernambucana de Letras, com livros sobre educação. Já tendo publicado vários livros infantis, como Confabulando em cordel (2014), também pela Cepe Editora, é membro da União Brasileira de Escritores (UBE), e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).