Exposição reúne obras inéditas de artistas professores

Museu de Arte da UNAMA – Universidade da Amazônia apresenta mostra de produção artística de docentes da instituição

ter, 18/10/2022 - 17:24

Embed:

A mostra “Arquipélagos” está aberta para visitação do público na Galeria de Arte Graça Landeira, Museu de Arte da UNAMA – Universidade da Amazônia. A exposição ficará disponível até dia 11 de novembro, reunindo obras inéditas de artistas professores do curso de Artes Visuais da UNAMA: Armando Sobral, Bruno Carachesti, Jorge Eiró, Mariano Klautau Filho, Robson Macedo e Waléria Américo.

A exposição estimula a divulgação de produção docente da instituição como reflexão pedagógica e aprendizado curatorial. São 25 obras de diferentes expressões artísticas como, fotografias, pinturas, gravuras, vídeo, fotoperformance, ilustração digital e experiências tipográficas digitais na forma de lambes.

A realização da exposição é coordenada pela Graduação em Artes Visuais em parceria com Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - PGCLC/UNAMA, propondo uma integração com os alunos de artes visuais e pesquisadores de pós-graduação.

Mariano Klautau Filho, fotografo e docente, afirma que retornar com esse espaço de produção artística da UNAMA por meio de uma configuração do museu de artes da instituição é importante para que ocorra uma reestruturação dos espaços da Universidade. “Aqui é um espaço de construção e aprendizado e de criação artística”, diz.

O professor de fotografia Bruno Carachesti apresenta o trabalho documental de 2016 e 2020, que mostra o reflexo e o cotidiano da cidade de Belém. “Meu processo de criação parte muito da observação da cidade, do fluxo das pessoas que transitam, que constroem e que movimentam a cidade e trabalhadores que desenvolvem os seus trabalhos e fazem essa engrenagem da cidade movimentar. Então, parte muito da observação do dia, da observação estética do espaço, dos contrates, das luzes, da sombra, das cores que a cidade tem. É uma forma muito empírica da minha visão sobre essa movimentação toda que acontece na cidade”, afirma.

Waléria Américo é professora de artes visuais da UNAMA. Seu trabalho artístico envolve relações de corporificação e copresença entre singularidade, entorno, habitação e deslocamento. “Eu trabalho bastante com fotografia, vídeo, performance, audiovisual e também com o som, eu trabalho entre lugares. Tem uma questão que é importante pra mim que é o deslocamento, pensar como a gente muda habitando em outros lugares, então isso é uma questão recorrente do meu trabalho e eu procuro expressar isso através das imagens de como isso se apropria no corpo, essas mudanças culturais e que o corpo responde através da performance", conclui.

Serviço

Mostra “Arquipélagos”, de artistas professores da UNAMA.

Dias e horários: De segunda a sexta-feira, de 14h às 18h, até 11 de novembro.

Local: Museu de Arte da Unama, Galeria Graça Landeira (Av. Alcindo Cacela, 287).

Por Amanda Martins (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores