Cortejo Visagento sai às ruas e valoriza folclore paraense

Apresentações em alusão ao Dia da Matinta (versão regional do Halloween) movimentam o bairro do Guamá, na periferia de Belém. Personagem homenageado deste ano é o Curupira, o defensor da floresta.

sex, 28/10/2022 - 15:27

Como forma de valorizar a cultura local, o IV Cortejo Visagento estará nas ruas no dia 31 de outubro, conhecido mundialmente como o Dia das Bruxas (Halloween), mas que, regionalmente, é comemorado como o Dia da Matinta. Com uma programação que contou com oficinas de produção de adereços e fantasias e até escrita criativa para os moradores do bairro, a quarta edição do cortejo vai reunir a população por diversas ruas do bairro do Guamá, em apresentações e performances dos grupos Teia, Shaira Mana Josy, a Matinta Maria Borges e outros. Por causa da pandemia, o cortejo ficou suspenso nos últiomos dois anos.

A concentração será no Cemitério Santa Izabel, na avenida José Bonifácio, e segue em direção à praça Benedito Monteiro, passando pelas ruas Silva Castro, Liberato de Castro e Barão de Igarapé Miri, no Guamá, um dos maiores e mais populosos bairros da capital paraense.

 Em cada edição, a criatividade está presente por meio de fantasias e maquiagens artísticas, referenciando assombrações e personagens populares nas lendas já conhecidas por todos, como a Mulher do Táxi, a Cobra-grande, o Saci Pererê, e muitos outros.

 Nesta edição, como forma de chamar atenção para as queimadas na Amazônia, o cortejo  homenageia um personagem importante na história dos contos e lendas do Pará e do Brasil: o Curupira, o guardião da floresta. “Esse ano nós decidimos que esse personagem seria o Curupira, que é o defensor da natureza. Nos juntamos ao Movimento Amazônia de Pé para trazer a discussão da importância da preservação depois de todas as queimadas que vêm acontecendo nos últimos anos”, conta Tereza Oliveira, uma das organizadoras do Cortejo Visagento.

A expectativa nesta edição é de que pelo menos mil pessoas participem do cortejo. A criatividade sempre está presente por meio de fantasias e maquiagens artísticas. Para Mineia Silva, coordenadora do evento e do Espaço Nossa Biblioteca, um dos objetivos é também reunir os alunos das escolas públicas do bairro no evento. "Esperamos que o evento consiga agregar um número bem maior de escolas participando, pois muitas ainda não haviam participado do Cortejo e esse ano vemos que estão confirmando presença”, enfatizou Mineia. 

O projeto foi criado pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca e recebe a colaboração de professores, artistas e moradores do Guamá. Essa busca pela valorização local também levou voluntários da Biblioteca a ministrar aulas dentro do Cemitério de Santa Izabel. “O espaço tem como motivação realizar o cortejo todos os anos, na ideia de promover a valorização de contos e lendas do Brasil e do Pará. Acreditamos que a nossa cultura tem que ser destacada, para não ser esquecida pelas novas gerações, sendo justamente uma forma de resistência à cultura americana”, explica Mineia.

Durante o percurso, uma parada é feita a cada rua para contação de histórias e apresentações realizadas por convidados, parceiros e jovens e crianças participantes das atividades. Para os organizadores do projeto, a valorização da cultura popular é o ponto de partida para a celebração.

A escolha de iniciar o cortejo no Cemitério Santa Izabel também tem um significado: é um espaço de fortes crenças populares e cenário de diversas lendas conhecidas no bairro. 

Serviço

IV Cortejo Visagento.

Local: Cemitério Santa Izabel, bairro do Guamá.

Horário: 18h.

Data: 31/10.

Da assessoria do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores