Dia do Jazz: confira 3 músicos que impactaram o ritmo
O Movimento dos Direitos Civis nos EUA contribuiu para o desenvolvimento do jazz como uma expressão das décadas de escravidão
Neste domingo (30) é comemorado o Dia Internacional do Jazz. Este estilo musical se originou em Nova Orleans, nos Estados Unidos, no final do século XIX. No século XX, o Movimento dos Direitos Civis nos EUA contribuiu para o desenvolvimento do jazz como uma expressão das décadas de escravidão. No jazz, é possível ouvir com frequência seis instrumentos: saxofone, trompete, clarinete, trombone, bateria e contrabaixo acústico. Confira a seguir, três artistas que contribuíram para a expansão do jazz e o ponto de partida de suas histórias com o estilo musical.
Louis Armstrong (1901-1971) - Sua carreira musical surgiu quando ele saiu do centro de detenção em 1914, e começou a substituir artistas na banda de jazz de Storyville (distrito da luz vermelha de Nova Orleans). Ele conheceu músicos do jazz e tocou no grupo “Fate Marable” em um barco que navegava pelo Rio Mississipi.
Foto: Herbert Behrens / Anefo
Em 1922, Storyville fechou e o músico partiu para Chicago – no qual iniciou a carreira tocando em bandas de nomes famosos em Nova Iorque. Junto com o número de conquistas, Armstrong estabeleceu-se firmemente no ramo do jazz como trompetista, improvisador e cantor.
John Coltrane (1926-1967) - Ele é conhecido por ter ajudado a tornar o saxofone um instrumento de pleno direito na orquestra e também por tocar com velocidade. Sua especialidade era uma técnica que ficou conhecida como “sheets of sound”, que é quando ele tocava notas e escalas em uma sucessão rápida.
Foto: Dave Brinkman (ANEFO)
Na universidade, tocava e trabalhava na banda de jazz de um restaurante. De 1959 a 1961, ele gravou com a Atlantic Records, incluindo o sucesso Giant Steps – que agora é considerado uma das partituras de jazz mais complexas.
Ella Fitzgerald (1917-1996) - Uma das figuras femininas mais importantes na história do jazz. As músicas que cantavam eram escritas especialmente para ela por compositores renomados como Duke Ellington (1899-1974) e Cole Porter (1891-1964). Ela fez turnês pela Europa e se tornou famosa do ramo do jazz graças à sua voz e sua habilidade com a técnica “scat singing”.
Foto: IISG
Participou de vários concursos e competições de canto, incluindo uma no Apollo Theatre em 1934. O fato dela ter ganhado a competição foi um marco na carreira dela. No qual experimentou vários recursos para a modificação do jazz e sua manifestação sobre a segregação racial nos EUA.