Confira cinco filmes e séries sobre moda e costura

Sejam clássicos ou recém-produzidos, os filmes sobre moda auxiliam no processo criativo e servem de guia para a elaboração de novas coleções e conceitos

qui, 25/05/2023 - 18:42
Reprodução / YouTube - Magazine HD  Trecho do filme "Alta Costura" (2021) Reprodução / YouTube - Magazine HD

Hoje (25) é comemorado o Dia da Costureira. O cinema é uma das fontes para aprender mais sobre moda, arte e costura. Mais do que retratar como as pessoas se vestem, os filmes mostram diferentes representações da cultura, de comportamentos e de ideologias que podem servir de inspiração para quem deseja criar novas peças.

Sejam clássicos ou recém-produzidos, os filmes sobre moda auxiliam no processo criativo e servem de guia para a elaboração de novas coleções e conceitos. A equipe do Leia Já separou cinco filmes e séries sobre a temática da costura, confira: 

Alta Costura (2021): A comédia dramática francesa (“Haute couture”, termo em inglês) conta sobre Esther que está no final da sua carreira na “Alta Costura” como Costureira Chefe na Dior Avenue Montaigne. Um dia a sua bolsa é roubada por uma mulher chamada Jade, que Esther acaba por adotar como sua aprendiz. Disponível no YouTube. 

A Vingança Está na Moda (2015): O filme se passa na década de 1950, na Austrália, a talentosa costureira Tilly regressa à sua cidade natal para tentar se reconciliar com a mãe e se vingar de algumas pessoas do seu passado. Mas uma paixão inesperada cruza o seu caminho. Disponível na Amazon Prime Video, Apple TV e YouTube, o filme é uma adaptação de “A Modista” e ganhou o Prêmio AACTA Award de Melhor Atriz, Melhor Figurino, Melhor Atriz e Ator Coadjuvante. 

Coco Antes de Chanel (2009): Disponível na Amazon Prime Video e Apple TV e indicada ao Oscar de Melhor Figurino, a trama aborda sobre a história de Coco Chanel (1883-1971) que era uma jovem humilde com talento para costura e trabalhava como cantora em um bar. Sua vida muda quando ela se torna amante e conselheira de moda de um rico herdeiro. Cansada dos chapéus floridos, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense.  

O Tempo Entre Costuras (2013): Disponível na HBO Max, a série acompanha a história de Sira Quiroga, uma jovem costureira que abandona Madri para seguir o homem que ama – mas nem tudo sai conforme seus planos. 

Uma Mulher Alta (2019): O drama disponível na Amazon Prime Video conta sobre a Segunda Guerra Mundial que devastou a cidade de Leningrado, demolindo seus edifícios e deixando seus cidadãos em frangalhos, física e mentalmente. Duas jovens buscam significado e esperança na luta para reconstruir suas vidas entre as ruínas. O filme ganhou o Prêmio Um Certo Olhar: Melhor Direção e Prêmio Nika de Melhor Som.

 

COMENTÁRIOS dos leitores