Yamaguchi vai à semifinal do boxe no Pan após recurso
O meio-pesado Yamaguchi Falcão conseguiu se classificar no tapetão para as semifinais do torneio de boxe dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O pugilista havia sido desclassificado pela arbitragem por supostamente ter atingido o dominicano Feliz Varela com um golpe baixo na luta de segunda-feira. A situação revoltou a delegação brasileira, que entrou com um recurso contra a decisão dos juízes.
Após análise do vídeo da luta, a desclassificação foi revertida. Assim, Yamaguchi está classificado para as semifinais dos meio-pesados do Pan de Guadalajara e já garantiu ao menos uma medalha de bronze, já que não há disputa de terceiro lugar no boxe.
Durante o primeiro round do combate, realizado na noite de segunda-feira, o brasileiro acertou um soco de esquerda no abdome do dominicano. Alvarez caiu no chão e ficou se retorcendo, reclamando de dores. Assim, Yamaguchi, que dominava a luta, foi desclassificado.
"Eu já lutei com ele quatro vezes e ganhei todas. O jeito que ele encontrou de não perder hoje foi fazer isso. Foi muito mais ator que lutador. O golpe foi válido. E nem forte foi. Tem sete árbitros, não é possível que eles não tenham visto", disse Yamaguchi, que vai lutar nas semifinais com o mexicano Armando Pina.
Com a reversão dos resultado da luta de Yamaguchi, o boxe brasileiro teve uma segunda-feira perfeita, com quatro vitórias em quatro combates. Assim, o peso médio Róbson da Conceição, o meio médio Myke Carvalho e o peso mosca Julião Henriques também se classificaram para as semifinais.
O País já havia garantido outros três boxeados nas semifinais do Pan. E eles voltam a lutar nesta terça-feira. O peso galo Robenílson de Jesus encara o mexicano Oscar Valdez,o meio-médio ligeiro Everton Lopes, que foi campeão mundial neste ano, terá como adversário o cubano Roniel Iglesias e a peso médio Roseli Feitosa vai lutar com a dominicana Yenebier Benitez.