Revisão da final de Esquiva Falcão nas Olimpídas é negada

Associação Internacional de boxe mantém medalha de prata para Esquiva

por Arytânia Correia ter, 21/08/2012 - 16:05
Jonne Roriz/AE Esquiva ainda não se pronunciou sobre o caso Jonne Roriz/AE

A Associação Internacional de Boxe (Aiba) negou o pedido de revisão da final Olímpica disputada pelo brasileiro Esquiva Falcão, na categoria até 75 kg, realizada no Jogos de Londres. O pedido foi feito após o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ter revisto a luta e perceber o erro da arbitragem, que acabou dando a vitória, e o ouro, para o pugilista japonês Ryota Murata.

Na última sexta-feira (17), o COB emitiu uma nota na qual pedia a revisão da derrota de Esquiva Falcão na final da categoria médio, que lhe deu a medalha de prata. A atitude foi tomada após o Comitê saber que o árbitro polonês Mariusz Gorn se arrependeu de ter punido o brasileiro com a perda de dois pontos, ação que deu o ouro para Murata numa vitória por 14 a 13, sobre Esquiva.

O argumento da Aiba foi o de que a revisão de resultados só pode ser feita até 30 minutos após o termino da luta e no máximo até cinco, em caso de finais. As regras contam no regulamento da entidade. A negativa foi comunicada à CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) nesta terça-feira (21).

"Eles entenderam que não há o que ser feito. O resultado fica como está, não vão alterar. Tomaram ciência do pedido de revisão e o negaram", disse Mauro José da Silva, presidente da CBBoxe.







COMENTÁRIOS dos leitores